Início do conteúdo

Solenidade de posse marca início da gestão 2024 -2028 no IFRS


A gestão 2024-2028 teve início oficialmente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Foi realizada na tarde de quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024, a cerimônia de posse dos diretores-gerais dos 17 campi da instituição e o ato simbólico de recondução de Júlio Xandro Heck ao cargo de reitor. A solenidade ocorreu na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Servidores do IFRS, familiares dos dirigentes, reitores de outras instituições, autoridades e entidades sindicais e estudantis lotaram o auditório.

O momento consolida a escolha democrática e paritária de estudantes, professores e técnicos administrativos, que participaram das eleições institucionais realizadas em outubro do ano de 2023. O termo simbólico de posse do reitor reeleito foi entregue pelo conselheiro decano (que possui mais tempo na instituição) do Conselho Superior, Alexandre Machado, professor do Campus Rio Grande. Júlio Heck foi eleito para o terceiro mandato consecutivo como reitor e está à frente da gestão do IFRS desde 2018. A posse oficial ocorrerá em Brasília em data a ser divulgada.

Chegadas e despedidas

Para registrar o início da nova gestão nos campi, assinaram o termo de posse os diretores-gerais: Ademilde Irene Petzold Prado  (Campus Alvorada), Rodrigo Otávio Câmara Monteiro (Campus Bento Gonçalves), Patrícia Nogueira Hübler (Campus Canoas), Jeferson Luiz Fachinetto (Campus Caxias do Sul), Sidnei Dal’Agnol (Campus Erechim), Leandro Lumbier (Campus Farroupilha), Marcelo Lima Calixto (Campus Feliz), Sandra Rejane Zorzo Peringer (Campus Ibirubá), Márcio Telles Portal (Campus Osório), Sérgio Wesner Viana (Campus Porto Alegre), Rudinei Müller (Campus Restinga), Carlos Fernandes Junior (Campus Rio Grande), Letícia Martins de Martins (Campus Rolante), Clever Variani (Campus Sertão), Adair Adams (Campus Vacaria), Amir Tauille (Campus Veranópolis) e Maíra Baé Baladão Vieira (Campus Viamão).

Na sequência, os diretores-gerais que deixaram os cargos foram homenageados, com a entrega de uma moção de agradecimento do IFRS pela dedicação durante os quatro anos. Estavam presentes Alexandre Machado (Campus Rio Grande), Cláudia Dias Zettermann (Campus Rolante) e Gilberto Luíz Putti (Campus Vacaria). Também se despedem da gestão e receberão a moção: Eduardo Predebom (Campus Erechim), Fabrício Sobrosa Affeldt (Campus Porto Alegre), Odair José Spenthof (Campus Sertão) e Daniel De Carli (Campus Veranópolis).

Os pró-reitores e adjuntos que passam a compor a equipe de gestão junto à Reitoria foram apresentados: Pró-Reitoria de Administração (Proad) – Tatiana Weber e Rafael Kirchhof Ferret;  Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi) – Lucas Coradini e Liziane Garcia Torchelsen; Pró-reitoria de Ensino (Proen) – Fábio Azambuja Marçal e Larissa Brandelli Bucco; Pró-reitoria de Extensão (Proex) – Marlova Benedetti (Campus Bento Gonçalves) e Elizete Cristina Dos Santos; Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) – Flávia Twardowski e Erik Schüler.

O momento marcou ainda a despedida dos professores Amilton de Moura Figueiredo e Eduardo Girotto dos cargos de pró-reitores de Desenvolvimento Institucional e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, respectivamente. Os adjuntos Márcio Cristiano dos Santos (Proad), Daiane Toigo Trentin (Proex), Marilia Bonzanini Bossle (Proppi) e Letícia Martins de Martins (Prodi) também terminaram seus mandatos e receberam uma moção de agradecimento.

 

     

     

 

Recordações, desafios e oportunidades

A fala do reitor teve início com uma celebração à democracia institucional e o desejo de expansão do IFRS, com a implantação de novos campi. Júlio relembrou os desafios enfrentados pela instituição em tempos de pandemia e enfatizou a importância do conhecimento científico para superar as adversidades.

Ele destacou as conquistas alcançadas na gestão anterior, como a entrega de dez quadras poliesportivas cobertas; a criação do programa de eficiência energética do IFRS; o reajuste de 75% no valor de bolsas de ensino, pesquisa e extensão. Citou a elaboração da Política Institucional de Fortalecimento dos Cursos de ensino médio integrado; a ampliação e o fortalecimento de ações afirmativas com a criação do “Projeto Dignidade Menstrual”, políticas de combate ao assédio, a criação da Assessoria Étnico-Racial, dentre outras iniciativas.

Como desafios a serem alcançados, o reitor pontuou: a consolidação da estrutura física e de pessoal; a ampliação de ações afirmativas para projetos de ensino, pesquisa e extensão; o aumento de oferta de vagas para cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos de licenciatura. Acrescentou a consolidação da Política de Atendimento Educacional Especializado; a criação de uma Agência de Inovação e o fortalecimento de ações para a saúde dos servidores.

Momentos de celebração

A solenidade celebrou  também o  aniversário de 15 anos de criação do Institutos Federais, com a exibição do  vídeo “IFRS, 15 anos de história” e a exposição de banners “Institutos Federais, a cara do Brasil”, produzida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Como festejo da arte e da cultura na instituição, houve a apresentação da Banda Marcial do Campus Rolante.

A mesa de autoridades contou ainda com as presenças do prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira; do secretário executivo-adjunto do Ministério da Educação (MEC), Gregório Durlo Grisa; e do diretor da Setec/MEC, Alexandre Martins Vidor.

Fim do conteúdo