Professora do IFRS Campus Rolante ganha prêmio nacional de melhor tese de doutorado

A professora Lauri Miranda Silva, do IFRS Campus Rolante, recebeu na última sexta-feira, dia 06 de setembro, o Prêmio ABHO de Teses Ecléa Bosi por sua tese de doutorado intitulada “Vozes subversivas e corpos transgressores: memórias e narrativas da (re)existência de militantes dos movimentos LGBTQIA+ e de mulheres contra as opressões interseccionais em Rondônia (a partir da década de 1980 a 2022)“, defendida no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sob a orientação do professor Dr. Benito Bisso Schmidt.

O prêmio teve como comissão julgadora as professoras Ana Maria Mauad, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Regina Beatriz Guimarães Neto, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Ilanil Coelho, da Universidade da Região de Joinville (Univille).

A entrega ocorreu no XVII Encontro Nacional de História Oral: Trajetórias, Movimentos e Perspectivas, ocorrido entre os dias 03 e 06 de setembro, na Univille Campus Joinville, em Santa Catarina. No evento, Lauri também coordenou o Simpósio Temático “Subversivas/os, rebeldes ou inconformistas: histórias e memórias de resistências“.

Em seu discurso durante a premiação, Lauri destacou sua trajetória acadêmica durante o doutorado, seu percurso de pesquisa e ressaltou a resistência de travestis e mulheres trans no Brasil, considerado pela 15ª vez o país que mais registra crimes contra a vida de pessoas trans no mundo, de acordo com a 7ª edição do Dossiê: Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2023  da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra).

Sobre a tese:

A tese “Vozes subversivas e corpos transgressores: memórias e narrativas da (re)existência de militantes dos movimentos LGBTQIA+ e de mulheres contra as opressões interseccionais em Rondônia (a partir da década de 1980 a 2022)” foi defendida no dia 25 de agosto de 2023, sendo considerada um marco histórico para o Movimento LGBTQIA+ com Lauri tornando-se a primeira mulher trans a receber o título de Doutora em História no Brasil.

O trabalho investiga, a partir de análises documentais, de histórias orais de vida e de observações de campo, a construção das identidades das/dos militantes dos movimentos de mulheridades e LGBTQIA+ em Porto Velho, objetivando a problematização das suas ações, representações e relações de poder envolvidas nas resistências contra o cistema de dominação cisheteropatriarcal e LGBTQI+fóbico no estado de Rondônia. A tese foi elaborada a partir das concepções dos estudos de gênero e sexualidade, do feminismo negro interseccional, do transfeminismo, bem como dos estudos culturais.

Sobre o prêmio:

Um dos mais importantes prêmios na área de História no país, o Prêmio ABHO de Teses Ecléa Bosi tem como objetivo valorizar o uso da metodologia da história oral em teses de doutorado elaboradas em Programas de Pós-Graduação sediados no Brasil. Em termos específicos, o prêmio visa compartilhar e difundir resultados de recentes pesquisas científicas produzidas mobilizando conhecimentos teóricos, metodológicos e/ou epistemológicos em história oral.