Professora Cláudia Dias Zettermann é eleita a nova diretora-geral do Campus Rolante

A professora Cláudia Dias Zettermann foi eleita diretora-geral do Campus Rolante do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) em consulta à comunidade acadêmica realizada no dia 2 de outubro de 2019. O resultado homologado das eleições foi publicado na segunda-feira, dia 7 de outubro de 2019. No mesmo processo eleitoral, o professor Júlio Xandro Heck, do Campus Porto Alegre, foi reeleito reitor do IFRS, mantendo o papel de representar a instituição como um todo (seus 17 campi e a Reitoria), administrar, gerir, coordenar e superintender as atividades do Instituto.

Cláudia recebeu um total de 226 votos de estudantes (51,48%), 25 votos de docentes (65,79%) e 15 votos de técnico-administrativos(as) em educação (55,56%), com um total de 57,61% dos votos.

Sobre a nova diretora-geral

Cláudia tem 48 anos e é natural de Porto Alegre. Casada com Fábio Caldo, atua no magistério desde 1999. É formada em Medicina Veterinária pela UFSM e possui mestrado e doutorado em Medicina Veterinária, na área de Medicina Veterinária Preventiva, pela Unesp/Jaboticabal.

>> Confira a entrevista com a diretora-geral do Campus Rolante, Cláudia Zettermann

1)      Quais os seus principais desafios frente à gestão do Campus Rolante?

O Campus Rolante ainda está em implantação, por isso considero a consolidação como o maior desafio. Consolidação da estrutura física e do quadro de servidores, para atender às inúmeras necessidades que uma instituição com este porte tem.

2)      Quais serão as prioridades?

Prioridades são muitas, porém é necessário elencá-las. Primeiramente, a busca de soluções para atender melhorias na estrutura física do Campus, buscar também a liberação de códigos de vaga para suprir a demanda dos setores que necessitam de mais servidores, a adequação dos espaços do Campus, priorizando o bem-estar da comunidade, a verticalização do ensino nos eixos que ainda não foram contemplados e a valorização da comunidade por meio de medidas que promovam um sentimento maior de pertencimento ao Campus.

3)      Como evitar que a atual conjuntura, com redução de orçamento, comprometa o trabalho do Campus Rolante e no Campus Rolante?

É fato que medidas administrativas e criativas deverão ser tomadas visando à economicidade, mas entendo que servidores e alunos motivados minimizam os problemas que sabemos ser inevitáveis. Buscando o bem-estar de todos, a economia de recursos e o sentimento de pertencimento, acredito que podemos, não evitar, mas minimizar os efeitos consequentes da atual conjuntura.

4)      O que a comunidade acadêmica pode esperar do processo de transição?

Nutro muito respeito pelo trabalho e resultado gerado pela gestão atual, principalmente por ter vivenciado e sentido na pele os percalços e as dificuldades para que chegássemos ao que hoje temos. Por essa razão, a comunidade pode esperar um processo de transição tranquilo, pautado em princípios colaborativos e éticos.

5)      O que você espera da comunidade acadêmica durante a sua gestão?

Espero união, espero ser capaz de fomentar o sentimento de pertencimento ao Campus, para, assim, obter o engajamento de toda a comunidade com a gestão. Sugestões, críticas construtivas e participações ativas serão mais que bem-vindas.

Os próximos passos do processo eleitoral

O próximo procedimento é a homologação do resultado das eleições na reunião do Conselho Superior da Instituição, a ser realizada no dia 5 de novembro de 2019. A posse do reitor, ainda sem previsão de data, ocorrerá no Ministério da Educação, em Brasília. A posse dos novos(as) diretores(as)-gerais de campus está prevista para fevereiro de 2020.

————————————————————

Você conhece o IFRS?

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece cursos gratuitos em 16 municípios do Rio Grande do Sul. São cursos de nível médio (técnicos que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio), superiores (de graduação e pós-graduação) e de extensão. O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito.

As unidades do Instituto são: Campus Alvorada, Campus Bento Gonçalves, Campus Canoas, Campus Caxias do Sul, Campus Erechim, Campus Farroupilha, Campus Feliz, Campus Ibirubá, Campus Osório, Campus Porto Alegre, Campus Restinga (Porto Alegre), Campus Rio Grande, Campus Rolante, Campus Sertão, Campus Vacaria, Campus Veranópolis e Campus Viamão. A Reitoria está localizada no município de Bento Gonçalves.

No total, são cerca de 22 mil alunos e 200 opções de cursos. Mais informações no sitewww.ifrs.edu.br.

Saiba também: Além do IFRS, no Rio Grande do Sul há outros dois Institutos Federais (IFs): oInstituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), com Reitoria em Pelotas; e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), com Reitoria em Santa Maria. Em todo o país, são 38 IFs levando ensino público e gratuito a mais de 600 municípios (para conhecer a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, acesse o site do Conif).