Oitava edição do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino será realizada de 23 a 25 de novembro

Apresentação de trabalho durante o 7º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

O 8º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS já tem data marcada: será de 23 a 25 de novembro de 2023. Mais de mil estudantes e servidores dos 17 campi e da Reitoria são esperados no Campus Bento Gonçalves. A edição deste ano terá como tema central Ética e Tecnologia: Para que(m) serve o conhecimento?

O Salão

O Salão é uma oportunidade de divulgação do que é produzido na instituição durante o ano letivo, em especial em projetos de pesquisa, extensão e ensino. Os estudantes que atuam como bolsistas ou voluntários em projetos podem apresentar oralmente os trabalhos dos quais participam, recebendo uma avaliação. São realizadas também feiras, exposições, palestras, apresentações culturais e outras atividades durante os três dias.

Entre os eventos que vão compor esta edição estão o 12º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); o 11º Seminário de Extensão (Semex); o 10º  Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); o 8º Seminário de Pós-Graduação; e o 8º Seminário de Internacionalização e Sessão de Indissociabilidade. A organização é das Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Extensão e Ensino, com o apoio dos comitês de cada área.

Sobre o tema

Você já parou para pensar que o avanço científico produz tecnologias com as mais diferentes aplicações? O tema do Salão 2023 é um convite para que a comunidade reflita sobre os impactos do conhecimento.

O mesmo conhecimento de física nuclear que permite o desenvolvimento de tecnologias para diagnóstico de doenças pode também ser utilizado para a elaboração de uma arma de destruição em massa. Uma tecnologia para aumentar a produtividade agrícola pode também representar uma ameaça do ponto de vista do impacto ambiental. Mais recentemente, os debates sobre a evolução e os usos das inteligências artificiais têm provocado o mundo a pensar sobre o compromisso ético por trás desses avanços tecnológicos.

Conforme o pró-reitor de Ensino do IFRS, Lucas Coradini, “é uma provocação a todos nós sobre os efeitos do nosso fazer sobre o bem-estar social, desenvolvimento humano e econômico com justiça social, preservação do meio ambiente, inclusão e redução das desigualdades, e o papel de uma educação socialmente referenciada”.

O tema central é refletido na palestra de abertura do Salão e tratado também em outras atividades durante o evento.