Início do conteúdo

Nepgs promove evento em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+


O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS), com apoio da Direção-Geral, promove nesta quarta-feira, dia 26 de junho de 2024, a palestra “Movimento LGBTQIA+: História, Memória, Conquistas e Desafios”, com a professora doutora Lauri Miranda Silva, docente da área de História do IFRS Campus Rolante. A iniciativa visa promover a conscientização no Mês do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em junho.

Lauri é historiadora, mestre em História e Estudos Culturais (Unir) e doutora em História (UFRGS). Como pesquisadora, a professora desenvolve estudos sobre o histórico dos movimentos LGBTQIA+ e de mulheres, abordando temas como classe, raça, gênero e sexualidades. Lauri também atua em projetos de ações afirmativas.

Confira a programação

Manhã: 

  • 7h às 8h50 – Turmas Info 3, Info 4, Agro 4
  • 10h as 11h30 – Turmas Agro 2 e Agro 3

Tarde: 

  • 16h às 17h30 – Turmas Adm 2, Adm 4

 

Sobre a data

A sigla LGBTQIA+ refere-se a lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais e mais uma multiplicidade de identidades de gênero.

O mês de junho passou a celebrar o Orgulho LGBTQIA+ no ano de 1969. Após represálias por parte das autoridades a bares frequentados por pessoas LGBTQIA+, na noite de 28 de junho de 1969, em Nova Iorque (EUA), houve resistência e desobediência civil das/dos frequentadoras/es do bar Stonewall Inn. O episódio incentivou outras iniciativas de protesto em várias cidades estadunidenses. No ano seguinte, ocorreu a 1ª Parada do Orgulho Gay.

Fim do conteúdo