Início do conteúdo

Minha Árvore no Campus


            O Campus Rolante do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) completou dois anos de implantação em sede própria, no dia 31 de julho de 2019. Neste dia especial, muitas atividades foram realizadas como forma de comemoração, entre elas o plantio de árvores pelos estudantes com o objetivo de construir um pomar.

            Cada turma dos três turnos escolheu duas mudas de árvores que os representassem. A ideia principal surge a partir da constatação de que o Campus é, no referencial dos estudantes: “Um local passageiro onde eles constroem o conhecimento, preparando-se não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida”. Cada árvore plantada representa muito mais que uma turma, representa a passagem de cada estudante no ano de 2019 pelo Campus Rolante, comenta o professor Carlos Alberto Steinmetz, responsável por essa atividade.

Entenda:

            Durante o dia 31, as turmas foram conduzidas ao espaço destinado ao pomar e, uma a uma, as mudas de mirtáceas foram plantadas pelos próprios estudantes em locais já previamente preparados pelos alunos do curso Técnico Integrado em Agropecuária, orientados por um agrônomo do Campus. Ao longo do plantio, foram realizadas falas que enfatizaram a importância não apenas do momento, mas também sobre a responsabilidade que os alunos têm a partir daquele instante em zelar pelas árvores plantadas de forma que aquilo que marca a passagem deles pela instituição se postergue por gerações e, não obstante, possa servir frutos às próximas gerações de alunos que passarem pela escola.

 

Fim do conteúdo