Estudantes do IFRS Campus Rolante são selecionadas para programa de intercâmbio intercultural global

Milena e Sofia foram selecionadas para o AFS Global STEM Accelerators

Duas estudantes do IFRS Campus Rolante foram selecionadas para um programa de intercâmbio intercultural global, promovido pelo AFS Intercultural Programs, uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos que oferece oportunidades de aprendizagem intercultural para ajudar as pessoas a desenvolver o conhecimento, as habilidades e a compreensão necessárias para o desenvolvimento global.

As alunas do 3º ano do Técnico Integrado em Informática, Sofia Müller David e Milena de Souza Sutel, ambas de 17 anos, foram selecionadas em meio a cerca de 200 meninas para o Global STEM Accelerators, um programa de intercâmbio on-line interativo para meninas de todo o mundo, com foco na sustentabilidade e na inovação social, capacitando mulheres jovens a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.

“Serão encontros semanais com duração de quatro horas com palestras e debates em grupo com meninas de diferentes países. A meta é desenvolvermos um projeto de sustentabilidade ambiental. É uma proposta diferente e me interessei por ter a oportunidade de desenvolver também minhas habilidades com a língua inglesa, além de participar de um projeto científico”, explica Sofia.

Em 2024, foram destinadas 610 bolsas integrais para dois programas distintos de intercâmbio virtual global:  Global STEM Accelerators (para jovens mulheres) e Global STEM Educators (para professores). Sofia e Milena participaram de uma seleção em março, que envolveu envio de currículo acadêmico e cartas de recomendação de professores e orientadores. Após análise da AFS, elas foram selecionadas. O resultado saiu no dia 05 de abril.

Os critérios de seleção do programa envolvem candidatas que devem ser mulheres jovens com idade entre 15 e 17,5 anos na data de início do programa (este ano, candidatas nascidas entre 1º de outubro de 2006 e 1º de setembro de 2009); ter capacidade de participar de um programa conduzido em inglês; demonstrar interesse em sustentabilidade, STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e interação com diferentes culturas. A proposta do intercâmbio é destacar jovens talentosas que refletem a diversidade mundial.

Os vencedores das bolsas participarão de programas totalmente virtuais de 12 semanas com foco em habilidades e campos STEM emergentes e críticos, educação em competências globais e impacto social (desenvolvido em conjunto com a Universidade da Pensilvânia – Estados Unidos). O programa culmina com projetos de equipe e apresentações que oferecem soluções potenciais para desafios do mundo real, com ênfase nas mudanças climáticas e na transição energética.

Sofia é de Taquara e Milena de Parobé. Desde que ingressaram no IFRS Campus Rolante, demonstram interesse científico participando de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Milena é bolsista desde o 1º ano de curso, tendo participado do projeto de extensão Luz, Câmera e Análise e de projetos do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do campus. Este ano, ela foi selecionada para bolsa de ensino no projeto Clube de Conversação em Língua Inglesa, coordenado pela professora Bibiana Cardoso da Silva. “Neste programa, poderei desenvolver meu inglês e explorar habilidades novas, interagindo com pessoas de todo o mundo”, destaca Milena.

Sofia já foi bolsista do projeto de ensino Educação e Saúde: Acolhimento, Intervenção e Movimento junto a estudantes do IFRS Campus Rolante, e do projeto de extensão Mostras de Ciências. Este ano, ela foi selecionada para bolsa de extensão no projeto Mostras de Ciências: uma abordagem para estimular a busca pelo conhecimento científico, coordenado pela técnica administrativa em Educação, Gabriela dos Santos Sant’anna.

Os bolsistas que concluem o programa ganham o Certificado Avançado em Competência Global para Impacto Social, concedido pela AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia. A bp, uma empresa global de energia, fornece financiamento para apoiar essas bolsas.