Assistência Estudantil
Dignidade Menstrual: IFRS vai entregar absorventes higiênicos a estudantes
Papelão, sacolas plásticas, jornais e até miolo de pão são alguns dos materiais utilizados durante o período menstrual por quem não possui acesso a absorventes. Há também quem passe muitas horas ou até dias com o mesmo absorvente. Essas informações foram divulgadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) durante o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdades e violações de direitos”, publicado em 2021. O mesmo estudo aponta que o uso de materiais inadequados e a falta de higiene íntima podem levar a situações como alergias, irritações, infecções sérias e, até mesmo, à morte.
Pensando nos riscos físicos e emocionais que a pobreza menstrual pode acarretar, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) desenvolveu o Projeto Dignidade Menstrual. O objetivo é promover a distribuição gratuita de absorventes higiênicos descartáveis e coletores reutilizáveis para estudantes que necessitam, dos 17 campi da instituição.
Poderão receber os itens estudantes (mulheres, homens transgênero, pessoas não binárias e pessoas intersexo) em situação de vulnerabilidade social. Está prevista ainda a realização de atividades educativas relacionadas ao corpo, à sexualidade e à reprodução para toda a comunidade acadêmica.
O projeto foi publicado no formato de Instrução Normativa 01 neste mês de maio de 2022. As despesas decorrentes da aquisição dos materiais ocorrerão por conta do orçamento da Reitoria.
A previsão é que os itens comecem a ser entregues a partir de agosto de 2022 e beneficiem cerca de 1.400 estudantes mensalmente com absorventes higiênicos descartáveis. Quem optar por coletores reutilizáveis, receberá uma unidade por ano.
A definição de quais estudantes receberão os kits será realizada nos campi, sob responsabilidade das Direções de Ensino. Atualmente, as unidades estão planejando ações de divulgação e formação sobre saúde das pessoas que menstruam para ofertar à comunidade acadêmica. E além da entrega aos contemplados pelo projeto, os setores de assistência estudantil disponibilizarão absorventes para entrega a qualquer estudante, em caso de necessidade.
Iniciativa busca contribuir para a permanência dos estudantes
O projeto foi iniciado no IFRS no final de 2021, em consonância com o Plano de Permanência e Êxito da instituição, que tem entre os seus objetivos específicos atuar na resolução de fragilidades que obstruem a permanência e o êxito dos estudante na instituição, garantindo o direito à educação, esclarece o diretor de Assuntos Estudantis, Neudy Alexandro Demichei.
A iniciativa é da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) em parceria com a Assessoria de Gênero e Sexualidade do IFRS e conta com a participação dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS), Núcleos de Ações Afirmativas (NAAF), Direções de Ensino e equipes de Assistência Estudantil dos campi.
Os estudantes interessados em saber mais ou se cadastrar para receber os materiais podem procurar os núcleos ou a Assistência Estudantil do seu campus.
No Campus Rolante
No Campus Rolante do IFRS a ação será conduzida pelo “Líbera: Círculos, Ciclos e Feminilidades”, um projeto de extensão que tem por objetivo auxiliar no processo de empoderamento das mulheres para o resgate do reconhecimento da natureza do feminino, sob sua mais livre, amorosa e consciente expressão de ser.
De acordo com a assistente social do Campus Rolante e coordenadora do Líbera, Neila Sperotto, já foi feito um levantamento dos estudantes que necessitam dos materiais. “O Projeto Líbera será retomado em junho e, a partir daí, vamos conversando com esses estudantes. A distribuição inicia quando chegar o material no campus, que está em processo de licitação de compra. Ainda é importante destacar que temos uma caixinha de absorvente no banheiro do andar térreo do Campus Rolante, para toda aluna que precisar. Está ação é mantida desde 2018, e a caixinha recebe doação de absorventes. Em 2021, também fizemos sorteio de eco absorventes e de coletores menstruais”, ressalta Neila.
Conheça o Projeto Líbera no @libera_ifrs
Saiba mais sobre o tema
A higiene menstrual é um direito humano reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2014. No Brasil, foi promulgada a Lei 14.214/21, que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. A norma determina que estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias recebam, de forma gratuita, absorventes para sua higiene pessoal. No entanto, ainda não foi divulgada a data de início da distribuição pelo SUS.