Início do conteúdo

Três projetos do Campus Rolante representam o IFRS no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul


As professoras Andressa e Adriana acompanhadas dos estudantes Arthur, Nicole e Isa no evento

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) esteve presente com nove trabalhos na 43ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs). O evento ocorreu entre os dias 22 e 25 de julho de 2025, em Lages/SC, e foi sediado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Com o tema “Extensão e justiça socioambiental na transformação dos territórios”, teve por objetivo refletir o papel das práticas extensionistas frente à sindemia global identificada no relatório da The Lancet Commission on Obesity de 2019, que aponta a interligação entre três grandes crises planetárias: desnutrição, obesidade e mudanças climáticas.

Dos nove trabalhos apresentados representando o IFRS no evento, três foram do Campus Rolante. São eles: 

Ciência é Trilegal – apresentado por  Arthur Gomes Severo sob coordenação de Gabriel Marchesan. O projeto tem como objetivo a divulgação da Ciência e o despertar da curiosidade nos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, incentivando a observação e a compreensão dos fenômenos físicos e químicos de forma investigativa. As ações desenvolvidas no projeto são compartilhadas no Blog e no Instagram do Clube de Astronomia (CA) do Campus a fim de ampliar o alcance e fomentar uma rede colaborativa entre as escolas da região. Considerando os impactos da pandemia, que afastou os alunos do ambiente escolar e prejudicou o processo de ensino e aprendizagem, o projeto também busca fortalecer o vínculo dos estudantes com a escola.

Bovinocultura: conscientização de zoonoses bovinas no município de Rolante (RS) – apresentado por Nicole Rosane Rothmann, sob coordenação de Andressa Minussi Pereira Dau. Com foco na promoção da sanidade animal e na preservação da saúde pública, estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Rolante desenvolveram uma série de ações educativas e informativas voltadas à comunidade local. O projeto teve como principal objetivo capacitar os alunos para atuarem como multiplicadores de conhecimento, conscientizando a população sobre as zoonoses — doenças transmitidas dos animais para os seres humanos — e outras enfermidades que atingiram os rebanhos bovinos após a enchente de 2024. Entre as atividades realizadas estiveram discussões científicas, apresentações teatrais, distribuição de folders e banners, além de palestras em escolas e unidades de saúde. O projeto culminou na organização do II Ciclo de Palestras sobre Zoonoses e Saúde Pública.

 

Recuperação de cultivos de hortaliças na agricultura familiar no Vale do Paranhana pós-evento climático – apresentado por Isa Kichler Neri, sob coordenação de Adriana Regina Corrent. O projeto teve como objetivo auxiliar agricultores familiares  do Vale do Paranhana, com foco especial na cidade de Igrejinha, afetados pelas enchentes de maio de 2024. O Campus Rolante desenvolveu um projeto de extensão em colaboração com a Emater de Igrejinha. A iniciativa incluiu a doação de mudas de hortaliças e adubos, incentivando os agricultores para recuperação e reconstrução de seus cultivos.

 

 

Sobre o Seurs

O Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs) é o principal evento de extensão do sul do Brasil. Tem como objetivo promover o intercâmbio entre as instituições de ensino, estimular as discussões sobre os caminhos da extensão, fomentar a troca de experiências sobre as ações de extensão entre as instituições de ensino superior do sul do Brasil e a comunidade.

O evento é promovido anualmente pela Regional Sul do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (ForProex Sul). Em sistema de rodízio entre os estados da região, o seminário reúne trabalhos de, aproximadamente, 27 instituições públicas de ensino superior do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Demais trabalhos apresentados pelo IFRS no evento:

  • Projeto recriar: cultura maker, educação matemática e engajamento social na reconstrução de territórios afetados por enchentes – Campus Canoas  – apresentado por Daniele Dalponte Brollo sob coordenação Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira.
  • Altas habilidades/Superdotação (AH/SD) – precisamos falar sobre isso! – Campus Caxias do Sul – apresentado por  Isadora de Moura Bueno sob orientação de Daniela Corte Real.
  • Contação de histórias: ação extensionista para a formação de professores – Campus Farroupilha – apresentado por Fernanda Graizyk com orientação de Caroline de Morais.
  • Rede Movimenta – Campus Porto Alegre – apresentado por Rosilayne Praxedes dos Santos com orientação de Cintia Mussi Alvim Stocchero.
  • Tecnomaker: estimulando o interesse dos estudantes da rede pública pela área steam – Campus Rio Grande – apresentado por Rafael Pereira dos Santos com orientação de Raquel de Miranda Barbosa.
  • Galopando para o desenvolvimento: equoterapia na educação municipal de Sertão/RS – Campus Sertão – apresentado por Fermino Copatti Graboski com orientação de Migacir Trindade Duarte Flôres.

 

Fim do conteúdo