Campus Rolante realiza a sua III Feira de Profissões

Aconteceu durante os dias 8 e 9 de outubro a terceira edição da Feira de Profissões do IFRS Campus Rolante, projeto de extensão promovido pelos servidores do Campus. As atividades ocorreram no período vespertino por todo campus, contando com visitas guiadas pelas dependências da unidade.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente os cursos oferecidos no Campus por meio de atividades práticas realizadas pelos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Administração, Agropecuária e Informática, permitindo assim um primeiro contato com o que é desenvolvido na Instituição.

Na ocasião, os alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Administração expuseram suas mini-empresas, um projeto desenvolvido entre três disciplinas: Fundamentos da Administração, Introdução à Economia e Música, onde puderam realizar a simulação de uma empresa real, consolidando os conteúdos teóricos do curso. Durante toda a Feira eles venderam seus produtos gastronômicos e obtiveram a completa vivência do desafio que é empreender.

Os alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Informática apresentaram os projetos que estão desenvolvendo na disciplina de projeto integrador, que são programas que resolvem problemas propostos pelos professores das disciplinas básicas; apresentaram o laboratório virtual, que são programas que simulam fenômenos químicos, físicos ou biológicos e também trabalhos de física e matemática.

Os alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Agropecuária apresentaram Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Produção Vegetal com ênfase em agroecologia, Produção Animal com ênfase em ruminantes (bovinos e ovinos) e piscicultura, Topografia e Máquinas Agrícolas.

Os estudantes do 1º ano do curso técnico em Agropecuária apresentaram aos visitantes atividades desenvolvidas durante a disciplina de Agroecologia. O trabalhos abordaram algumas estratégias para a viabilização da produção orgânica, com tecnologias de baixo custo, e preferencialmente com recursos internos da propriedade. Foram apresentados 6 grupos: 1. Reciclagem de Carbono: O que é, como se faz e para que serve o composto orgânico?; 2. Adubação verde: uso de plantas aunais e perenes com intuito de melhorar a fertilidade dos solos; 3. Multiplicação de sementes e de propágulos orgânicos locais; 4. Produção local de substrato: reduzindo os custos da produção de mudas de hortaliças; 5. Controle Fitossanitário com plantas e microrganismos locais; 6. Biofertilizantes Líquidos Enriquecidos: Formulação e uso do Biofertilizante “SuperMagro”.

Os bolsistas do Projeto de Ensino “HortLAB – Horta orgânica como laboratório para curso técnico em agropecuária”, fizeram a apresentação do espaço físico que está sendo estruturado para a realização das aulas práticas de disciplinas como produção vegetal, Fitossanidade e Agroecologia; além de ser área para convivência de servidores e estudantes. A área já conta com uma horta circular, uma casa de vegetação de 160m²; uma “sala de aula” a céu aberto; uma área de 3200m² em implantação de agrofloresta; além de uma composteira que recebe e trata os resíduos orgânicos do Campus.

As bolsistas do projeto de extensão “Circuitos curtos de comercialização: Potencializando a produção orgânica de alimentos no Vale do Paranhana” montaram uma oficina sensorial, incentivando os visitantes a reconhecer diferentes frutas, hortaliças e plantas medicinais e aromáticas. Com os olhos vendados os visitantes eram desafiados a fazer a identificação pelo tato ou olfato.

Ainda houve momento de descontração com o entrevero que foi feito pelo servidor Ilisandro Pesente, hora de almoço e integração entre estudantes e servidores.

Recebemos nestas datas aproximadamente 500 alunos dos oitavos e nonos anos,  vindos das escolas municipais e estaduais da Região do Vale do Paranhana.

Na oportunidade, além de conhecer o Campus e os cursos, os alunos que quiseram, já puderam efetivar sua inscrição para o Processo Seletivo 2020/1 do Campus Rolante.

Acesse a página do Facebook do Campus Rolante e confira o álbum de fotos do evento.