Início do conteúdo

Campus Rolante inicia ações de combate à LGBTfobia


As ações de combate à LGBTfobia, previstas no Calendário Acadêmico do Campus Rolante, fazem parte de um conjunto de ações do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade (NEPGS), do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Antirracismo, Gênero e Juventude e conta com a participação da gestão e de servidores e servidoras do Campus.

Lésbicas, gays, transexuais, transgêneros, travestis e bissexuais fazem parte de grupos historicamente discriminados, de diferentes formas e em diversas instâncias da sociedade, como no trabalho, no esporte, no lazer, na cultura, na educação, nas artes e outros. Discriminação que promove desde dificuldades nos processos de socialização ainda na infância até a exclusão de determinados espaços sociais e, em última instância, violências múltiplas, capazes de levá-los à morte.

Há 30 anos, no dia 17 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou o termo “homossexualismo” de sua lista de doenças, tornando assim a data simbólica para o movimento LGBTQI+, que passa a defini-la como Dia Internacional de Luta contra à LGBTfobia.

Embora a pauta do movimento LGBT tenha ganhado visibilidade e conquistado alguns direitos, como a criminalização da homofobia, o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de pessoas travestis e transexuais, o Brasil é o país que ocupa o primeiro lugar, nas Américas, em número de homicídios de pessoas da comunidade LGBTQI+.  É uma “medalha” que não queremos.

Combater a LGBTfobia é lutar contra toda e qualquer forma de violência direcionada contra a população LGBTQI+, é vencer preconceitos com informação.

Durante este mês, divulgaremos algumas atividades de conscientização sobre o tema, dentre elas buscaremos responder dúvidas levantadas pelos(as) estudantes do Campus.

“Toda forma de amar deve ser respeitada. Toda forma de expressão de gênero deve ser acolhida/respeitada. Vamos vencer preconceitos com informação.  Maio, mês de combate à LGBTfobia.”

Fim do conteúdo