Campus Rolante inaugura pórtico de entrada e recebe homenagens

Comemorações e inaugurações marcaram a noite desta quarta-feira, 31 de julho de 2019, no Campus Rolante do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).  Na data em que completou dois anos de funcionamento na sede própria, o campus celebrou a entrega do pórtico e das obras de pavimentação da rodovia de acesso às instalações e também de uma subestação de luz e de um reservatório de água. Sediou ainda uma sessão solene da Câmara de Vereadores do município em homenagem aos 10 anos de implantação dos Institutos Federais, que se completaram em 28 de dezembro de 2018.

As atividades ocorreram na área de convivência do campus, que lotou com a presença de estudantes, servidores, autoridades acadêmicas e políticas de municípios da região. O Campus Rolante do IFRS é a primeira instituição pública de educação federal no Vale do Paranhana.

O reitor do Instituto, Júlio Xandro Heck, agradeceu a dedicação dos servidores do campus e da Diretoria de Planejamento e Obras (DPO) e o apoio dos órgãos públicos da cidade para que a sede própria seja uma realidade e receba melhorias necessárias. Júlio relembrou a história e  diferenciais dos IFs, salientando que a qualidade do ensino é uma prioridade e indicadores comprovam, como o conceito 5 (nota máxima) conquistado pelo curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do Campus Rolante, conforme avaliação do Inep/MEC divulgada no final do ano passado.

Emocionado, o diretor-geral do Campus Rolante, Jesus Rosemar Borges, falou dos desafios para a implantação da unidade, agradecendo o empenho da comunidade e dos servidores para que as conquistas fossem possíveis. Agradeceu também as emendas parlamentares recebidas dos deputados federais Maria do Rosário e Elvino Bohn Gass. Tiveram falas ainda durante o evento a estudante e presidente do Grêmio Estudantil, Fernanda Müller, e os estudantes do campus que retornaram de atividades de mobilidade internacional na França, Amanda Carafini e Eduardo Stenert, além de dois alunos que embarcarão para Portugal, Dener Finotti e Andréia Melo.

Sessão solene da Câmara de Vereadores

Realizada no local, após a comemoração do aniversário do campus, a sessão solene da Câmara de Vereadores foi aberta com a apresentação do Coro Municipal de Rolante.  O prefeito de Rolante, Régis Zimmer, o presidente da Câmara de Vereadores de Rolante, vereador Daniel Torres, e membros do Legislativo de outros municípios do Vale do Paranhana ressaltaram a trajetória da mobilização popular para a implantação do Campus Rolante.  O vereador proponente da sessão, Daniel Torres, concedeu uma placa de homenagem e a moção de apoio ao IFRS. Por fim, os presentes puderam confraternizar com produtos alimentícios tradicionais da região, como cucas e linguiças doadas por empresas locais.

Servidores, estudantes e autoridades prestigiaram as atividades

Placa marca a inauguração do pórtico e da via de acesso ao campus

Reitor Júlio agradeceu o empenho dos servidores e da comunidade

Diretor do campus, Jesus Borges, lembrou dos desafios para a implantação da unidade