Início do conteúdo

Campus Rolante desenvolve projeto de extensão sobre criação de abelhas sem ferrão


Os bolsistas Ester Schmitt Scheffler e Pedro Augusto da Rosa Siqueira, do curso Técnico em Agropecuária e sob a orientação da professora Gabriela Javornik Barroso, estão desenvolvendo desde setembro de 2020 o projeto de extensão DESENVOLVIMENTO DA CRIAÇÃO DE ABELHAS SEM FERRÃO NO MUNICÍPIO DE ROLANTE E REGIÃO. O projeto foi registrado pelo Edital IFRS nº 65/2019 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2020.

Refletindo sobre a importância ambiental e possibilidade de incremento econômico que as abelhas nativas (meliponídeos/abelhas sem ferrão) representam na região, o grupo desenvolveu este projeto com a intenção de conhecer local e regionalmente os meliponicultores, bem como, as principais espécies e aspectos da criação das abelhas nativas. O projeto também pretende estimular a criação destas abelhas, sensibilizando a população, através do esclarecimento da
importância da preservação e apresentação de noções básicas sobre a criação e implantação de meliponários.

Foram entrevistados 24 meliponicultores de Rolante e região, sendo encontradas as seguintes espécies de abelhas: Jataí, Tubuna, Mandaçaia, Abelha Canudo e Manduri. O projeto ainda ensina a construção de um ninho isca feito com garrafas plásticas, os principais cuidados na instalação de um meliponário, e os cuidados na alimentação das abelhas.  Foi produzido um folder com essas e outras informações que será impresso e distribuído para a comunidade.

Como orientadora do projeto, a professora Gabriela espera contribuir para a difusão do reconhecimento e preservação desses insetos. “Tenho certeza que eu e meus bolsistas aprendemos muito durante o desenvolvimento do projeto, primeiramente, conhecendo os meliponicultores locais, a criação e a importância das abelhas na vida dessas famílias. Depois, analisando, estudando e criando materiais que possam servir de auxílio ao público em geral e aos amantes da meliponicultura, para que haja estímulo à produção e melhora no manejo. Com o projeto pretendemos fomentar o desenvolvimento, aprendizagem e incorporação de um meliponário no Campus Rolante. As perspectivas são as melhores possíveis, a implantação do meliponário servirá de base para inúmeros projetos de ensino, pesquisa e extensão que pretendemos dar continuidade assim que houver possibilidade de retornarmos presencialmente”, explica.

Gabriela conta que alguns meliponicultores locais vão doar enxames para compor o meliponário que sera construído no Campus Rolante. “Recebemos recursos financeiros para o projeto, que propiciaram a compra de caixas, enxames e materiais que servirão para a instalação de um meliponário no nosso campus. Esse espaço será aberto para a visitação da comunidade”, destaca.

A criação destas abelhas desenvolve-se por meio de um fácil manejo e requer baixos investimentos para sua implantação. É uma prática ideal para pequenas propriedades rurais ou jardins urbanos. As abelhas sem ferrão podem ser criadas em casa, até mesmo na zona urbana, desde que tenha flora natural disponível.

Você sabia?

  • As abelhas melíponas ou sem ferrão são abelhas nativas da nossa região, diferentemente das abelhas apis/com ferrão que comumente associamos ao pensarmos em abelhas.
  • Meliponários são locais de criação racional das abelhas sem ferrão.
  • As abelhas nativas são de grande importância ambiental pois são responsáveis pela polinização de cerca de 90% das espécies da Mata Atlântica, auxiliando na manutenção da biodiversidade.
  • Contribuem economicamente na polinização de culturas (trazendo aumento da produtividade e na qualidade da produção), além da produção de mel, própolis, pólen e na comercialização de seus enxames.

Saiba mais

Acesse aqui o folder do projeto de extensão DESENVOLVIMENTO DA CRIAÇÃO DE ABELHAS SEM FERRÃO NO MUNICÍPIO DE ROLANTE E REGIÃO

Fim do conteúdo