Início do conteúdo

Campus Rolante abre ano letivo 2022 com retomada de atividades acadêmicas presenciais


Após dois anos de atividades parcialmente paralisadas por conta da pandemia da Covid-19, nesta segunda-feira (07) o Campus Rolante retomou oficialmente suas atividades presenciais. Alunos e servidores participaram de atividades de integração pela manhã, organizadas pela equipe de gestão da instituição como forma de recepcionar a comunidade acadêmica.

 

A abertura das atividades contou com uma apresentação musical da professora de Artes do Campus Rolante, Sabrina Antunes, e dos músicos Fábio dos Santos Caldo e Arthur Zettermann Caldo. Logo após, a servidora assistente social do campus, Neila Sperotto, – representando o Comitê de Crise Local para acompanhamento e prevenção à Covid-19 – ressaltou as orientações sanitárias necessárias para o correto funcionamento da instituição a partir do retorno presencial.

A diretora do Campus Rolante, professora Cláudia Dias Zettermann, abriu oficialmente o ano letivo 2022 destacando os desafios do retorno ao presencial em meio a uma pandemia que ainda não acabou. “Certamente ninguém esperava que demoraríamos tanto tempo para retornar, para viver o momento que hoje aqui vivemos, podendo novamente sentir o pulsar da vida acontecendo aqui no IFRS, na nossa escola! Como professora apaixonada pelo que faz, digo sem sombra de dúvida: uma escola sem o agito dos estudantes é uma escola sem vida. Por isso hoje é dia de festa, o dia mais esperado desde que a pandemia da Covid-19 nos impôs o distanciamento, uma realidade de dor, sofrimento e portas fechadas. Mas nesse período, nos unimos, criamos possibilidades e cada um, certamente, ofereceu o melhor de si. Somos sobreviventes. No entanto, a pandemia ainda não acabou, ainda se faz presente, por isso precisamos ser cautelosos e muito cuidadosos, seguindo as orientações sanitárias adequadas para a correta utilização das dependências do campus”, destacou.

Representando a Reitoria do IFRS, a pró-reitora adjunta de Desenvolvimento Institucional, professora Letícia Martins de Martins, deu as boas-vindas aos estudantes, ressaltando a alegria de estar presencialmente junto à eles. “Sejam muito bem-vindos de volta e aproveitem uma educação pública, gratuita e de qualidade como a que ofertamos no IFRS”, pontuou. O diretor de Ensino do Campus Rolante, professor Fábio Zschornack, também salientou que a comunidade acadêmica deve respeitar os protocolos sanitários para seguir com as atividades presenciais sem interrupção. “Se todos fizerem a sua parte, vamos chegar ao final do ano no formato presencial normalmente, desenvolvendo nossas atividades da melhor forma possível. Ninguém quer ficar isolado em casa”, afirma.

A recepção aos estudantes do Campus Rolante ainda contou com atividades culturais desenvolvidas pela Escola de Capoeira Angola Raízes do Sul, de Porto Alegre, o Livraço organizado pelo Contantes, e a Mostra Afrocentrada e Feminista, organizada pelo Neabi (Campus Rolante), Nepgs (Campus Rolante), Projeto Contantes, Biblioteca Municipal de Rolante Rui Barbosa e Museu Histórico de Rolante.

Campus Rolante recebe emenda parlamentar para projetos de ensino, pesquisa e extensão

A cerimônia de abertura do ano letivo também marcou a entrega oficial de emenda parlamentar da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) destinada a projetos de ensino, pesquisa e extensão do Campus Rolante. No valor de R$ 120 mil, a emenda será utilizada pelo Projeto de Extensão Contantes e pelo Projeto do Espaço GEPEA de Acolhimento e Convivência de Estudantes do IFRS Campus Rolante.

“O Brasil é um país em que boa parte de sua população é formada por trabalhadores, homens e mulheres que precisam viver do seu trabalho, e que passaram longe do ensino superior. A educação brasileira perdeu quase metade de seus recursos para pesquisa e infraestrutura nos últimos anos. Esse corte de verbas tem a ver diretamente com a ampliação e o acesso ao ensino superior, impondo dificuldades à esse acesso para a população”, destacou a deputada Fernanda na cerimônia de abertura.

Do total de R$ 120 mil, R$ 20 mil serão destinados à aquisição de livros e oferta de três bolsas para estudantes do Projeto Contantes. O Contantes é um projeto de extensão desenvolvido no Campus Rolante desde 2020, coordenado pela professora Ana Paula Cecato de Oliveira, e que tem como proposta proporcionar espaços de interlocução e de troca de experiências e vivências entre mediadores de leitura e estruturar ações e projetos de incentivo à leitura em salas de aula, bibliotecas (escolares, públicas, comunitárias), espaços comunitários como praças, associações de bairros, e também no ambiente virtual.

Em encontros quinzenais (que estavam ocorrendo de forma remota devido à pandemia da Covid-19), os participantes debatem temas diversos com convidados que tem relação direta com o assunto escolhido. De acordo com Ana, a emenda vai qualificar as práticas de leitura já desenvolvidas no Projeto Contantes e que impactam a comunidade local. “Com o recurso, vamos visitar escolas e outras instituições com o acervo itinerante do projeto e promover formações para mediadores de leitura”, explica.

Os outros R$ 100 mil serão destinados ao Projeto do Espaço GEPEA de Acolhimento e Convivência de Estudantes do IFRS Campus Rolante. O GEPEA (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Antirracismo, Gênero e Juventude) atua junto aos núcleos de ações afirmativas do Campus Rolante e estabeleceu como proposta construir um espaço de acolhimento e de convivência para os estudantes do IFRS Campus Rolante e outras ações que busquem a indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão, mobilizando a participação dos alunos no desenvolvimento de suas potencialidades e numa atuação social e comunitária no campus.

Segundo o professor Daniel Santana de Souza, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Rolante e membro do GEPEA, a emenda vai possibilitar ainda o pagamento de oito bolsas de extensão para alunos desenvolverem atividades junto ao grupo de pesquisa durante nove meses.

 

Fim do conteúdo