Aluno do Campus Rolante é destaque em premiações culturais

O grupo de teatro do Campus Rolante, Arte no IF, foi premiado com Troféu Destaque no XXI Festival Estudantil de Esquetes Teatrais de Rolante, que ocorreu nos dias 5, 6 e 7 de julho.

O aluno Gustavo Daniel Ranft, do 4º ano de Informática, recebeu o troféu na categoria Dramaturgia Autoral, com a esquete O mal do século, de sua autoria. A comissão de avaliação foi composta por Carine Setti, Dionatan Rosa e Rodrigo Azevedo, profissionais da área de artes cênicas.

A esquete teatral foi apresentada no dia 05 de julho, na Sociedade de Canto Carlos Gomes, contando com uma equipe de sete pessoas: Juan Matheus, Sindel Schuquel, Arthur Luis Both, Larissa Farias, Jênifer Von Mühlen e Jessica Tolksdorf. O texto foi adaptado para esse formato a partir de um conto já escrito por Gustavo. O mal do século teve a direção de Gustavo e de Neila Sperotto, assistente social do IFRS Campus Rolante. “O texto trata da relação familiar, entre mãe e filho, sobre um menino tentando encontrar coisas boas na natureza que o cerca”, explica Gustavo.

Neila explica que, desde 2017, o Campus Rolante mantém o grupo de teatro, oportunizando aos estudantes um espaço para desenvolver as suas competências de comunicação. “O projeto iniciou com o uso da metodologia do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal. E passamos a discutir o nosso dia a dia na escola como temas para refletir sobre as questões que mobilizam os adolescentes. Dramatizar a vida é uma das nossas propostas, explorar na pele de um personagem possibilita ao estudante/ator/a uma experiência mediada por todas as outras e nos ajuda a ter uma compreensão de forma mais ampliada, saindo de dentro de nós mesmos. Compartilhando nossas dores e angústias somos capazes de experimentar uma outra abordagem, resultado dessas reflexões, mediada pela arte”, destaca a assistente social do Campus Rolante.

O Festival contou com a participação de 13 esquetes, nas categorias I (Educação Infantil), II (Ensino Fundamental Anos Iniciais), III (Ensino Fundamental Anos Finais) e IV (Ensino Médio e EJA). Todos os atores e diretores receberam certificados e medalhas pela participação no evento.

Sinopse de O mal do século:

“Depois de perder o ônibus por não conseguir levantar da cama pela manhã, um menino tenta fazer algo de útil com o resto do seu dia, mas a linha tênue entre realidade e fantasia começa a se misturar”.

Gustavo com o diretor de ensino do Campus Rolante, professor Fábio Zschornack

Premiação no Concurso Literário 2021 do IFRS

Gustavo também foi premiado na segunda edição do Concurso Literário do IFRS, promovido em 2021. O estudante conquistou o 1º lugar nas categorias Crônica (com “Explica-se Poema”) e Poema (com “Tela”) e recebeu a premiação (troféu e certificado) no 6º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS.

“Sempre gostei de escrever. Na verdade, não lembro ao certo quando comecei, mas sempre gostei de escrever desde o Ensino Fundamental. No começo, eu gostava de contar histórias. Hoje, eu já desenvolvi um gosto por escrever com mais apuro, buscando uma estética. Escrevo qualquer gênero, mas gosto muito de prosa e poesia”, afirma.

Gustavo conta que a pandemia fez a produção textual aumentar. “Foi na pandemia que eu passei a escrever com mais frequência e mandar meus textos para concursos. Nunca paro de escrever, é um estímulo. Escrever me traz uma sensação de liberdade. A escrita traz liberdade e, ao mesmo tempo, um espaço para eu ser criativo”, resume o estudante.