Você conhece as políticas para promoção da igualdade étnico-racial, de gênero e de atendimento ao aluno com necessidade educacional específica?

Antes organizados como NAAf, Núcleo de Ações Afirmativas do IFRS- Campus Rolante, agora nos reordenamos em três Núcleos independentes: NAPNE, Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, NEABI, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e NEPGS,  Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade. Conheça cada um deles:

O NAPNE é um núcleo multidisciplinar, composto  por servidores do IFRS – Campus Rolante de áreas diversas, tais como: professores de Matemática, Física, Geografia, Agronomia, Zootecnia, Filosofia, assim como psicóloga, pedagoga, técnico de Tecnologia de Informação (TI) e assistente social. Mas este núcleo não é fechado, pelo contrário, está aberto para receber discentes e pessoas externas da instituição.

Uma das finalidades do núcleo é incentivar, mediar e facilitar os processos de inclusão no espaço escolar e no mercado de trabalho dos estudantes com necessidades educacionais específicas. Estamos trabalhando e buscando medidas para acolher nossos estudantes que apresentam alguma necessidade educacional no Campus, incluindo o ingresso, a permanência, o êxito escolar e o desenvolvimento integral dos discentes para promoção da cidadania.  Entretanto, acreditamos que nossas ações poderão ser mais ricas se construídas coletivamente. Por isso, queremos convidar todas as pessoas da comunidade do Vale do Paranhana que queiram contribuir para proporcionar inclusão dos sujeitos que necessitam e têm direito à educação pública, gratuita e de qualidade.

O NEABI tem como objetivo propor e promover ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, atuar no desenvolvimento de ações afirmativas como a Lei 10.639/03, 11645/08 e 12711/12 e como um órgão proponente e consultivo na consolidação das diretrizes de Ensino, Pesquisa e Extensão nas temáticas étnico-raciais promovendo a cultura da educação para a convivência, compreensão e respeito da diversidade.

Já o NEPGS tem como objetivo ser um setor propositivo e consultivo que estimula e promove ações de Ensino, Pesquisa e Extensão voltadas à temática da educação para a diversidade de gênero e sexualidade.

O NEABI e o NEPGS são espaços voltados à discussão da igualdade racial e de gênero. Também temos como objetivos o respeito à diversidade sexual, o ensino de história e de cultura afro-brasileira, e a implementação de ações afirmativas e inclusivas. Nosso objetivo é promover a informação e incentivar o debate sadio. Prezamos também pela democratização no interior dos núcleos, buscando a parceria com entidades, coletivos, instituições, bem como o a participação de pessoas físicas interessadas em conhecer, debater e propor ações que construam uma sociedade igualitária, justa e sem preconceitos.

Convidamos, assim, estudantes do Campus Rolante, público externo, estudantes de outras instituições, moradores de nossa cidade e proximidades, pais de alunos e alunas e a todos(as) os(as) interessados em somar conosco na construção de uma educação que promova a igualdade de oportunidades.

Para se inscrever basta acessar o presente formulário (https://forms.gle/umZoVSbqEXFDmZ4i7),  identificando-se e preenchendo-o conforme o indicado. Para que possamos dar seguimento aos trabalhos dos Núcleos, com o grupo completo, pedimos que se inscrevam até 23/06/2020.

Você também pode nos contatar pelos e-mails: NAPNE: [email protected] / NEABI: [email protected] / NEPGS: [email protected]