Início do conteúdo

Professor do IFRS Campus Rolante participa de missão oficial em Moçambique, a convite de agência vinculada ao Ministério das Relações Exteriores


O professor Dr. Frederico Schardong, do IFRS Campus Rolante, participou recentemente de uma missão oficial a Moçambique, a convite da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores). Representando o Brasil, o professor Frederico colaborou diretamente na criação da Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP) para a academia moçambicana, em parceria com o Instituto Nacional de Governo Eletrônico (INAGE).

A missão, realizada de 14 a 23 de setembro de 2024, envolveu atividades técnicas e estratégicas, com foco na implantação de dois importantes pilotos de assinadores digitais: o https://assina.morenet.ac.mz, voltado à academia moçambicana, e o https://assina.inage.gov.mz, destinado ao governo do país. Ambos os projetos foram desenvolvidos com o objetivo de aumentar a segurança e eficiência em processos eletrônicos.

O professor Frederico, em conjunto com o professor Ricardo Custódio (UFSC), liderou workshops e treinamentos, que resultaram na criação dessas duas infraestruturas de certificação digital, essenciais para a transformação digital em Moçambique. A árvore de certificação digital da academia foi implementada pela rede MoRENet, e a do governo foi conduzida pelo INAGE, com foco em permitir a adoção segura de assinaturas digitais em larga escala tanto no setor educacional quanto no administrativo governamental.

Além dos pilotos, a missão incluiu reuniões estratégicas com órgãos governamentais e instituições acadêmicas, como o Tribunal Supremo de Moçambique, onde foi promovida a conscientização sobre o uso de assinaturas digitais para aumentar a segurança e eficiência nos processos judiciais. Essa iniciativa reflete o fortalecimento da cooperação entre Brasil e Moçambique no campo da tecnologia e inovação, com foco na adoção de soluções tecnológicas que fomentem a modernização e segurança de sistemas críticos.

A presença do professor Frederico nessa missão reflete o fortalecimento da cooperação internacional na área de tecnologia e inovação, destacando o papel do Brasil como parceiro estratégico no desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas em Moçambique.

 

Fim do conteúdo