Geral
Projeto do Centro de Equoterapia do Campus Rolante é apresentado em Três Coroas e Taquara
Nesta semana, o projeto do Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo – Pólo Vale do Paranhana foi apresentado na Câmara de Vereadores de Três Coroas e na Câmara de Vereadores de Taquara. Idealizado pelo diretor de Administração do Campus Rolante, servidor e técnico agropecuário Marcelo Lauer Mota, o projeto é promovido pelo IFRS Campus Rolante.
Entre os objetivos da proposta, está o de promover a inclusão por meio da Equoterapia, atividade que une as técnicas de equitação e de atividades equestres com a finalidade de reabilitar e de socializar as pessoas com limitações e/ou deficiências. Os atendimentos ocorrem por meio de uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, equitadores, auxiliares e professor de educação física.
Projeto busca parcerias para implantação
Amparado na Lei 13.146/15 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o projeto de instalação do Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo – Pólo Vale do Paranhana no Campus Rolante se justifica pela instituição possuir corpo técnico e especializado para a manutenção das condições de infraestrutura para as práticas de Equoterapia.
O projeto do Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo é organizado em duas etapas: a primeira abrange a Equoterapia como reabilitação (Equoterapia para Educação e Equitação para Saúde); a segunda abrange a Equoterapia Recreativa (interação e integração); e Equoterapia com Tração (para os impossibilitados de cavalgar). Por meio de parcerias a serem viabilizadas entre a União e municípios da região, haverá busca de recursos humanos para atuação no centro.
A próxima apresentação do projeto será na Câmara de Vereadores de Igrejinha, em setembro.