Início do conteúdo

Núcleo de Memória do IFRS abre inscrições para comunidade acadêmica e externa


O Núcleo de Memória do Campus Rolante está com inscrições abertas para novos membros. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponível até o dia 30 de maio.

O Núcleo de Memória consiste em um espaço de desenvolvimento de ferramentas, mecanismos e projetos de resgate e preservação da memória de forma sistemática e permanente, além de auxiliar na elaboração de projetos de pesquisa, ensino e de extensão que se proponham a resgatar a história da instituição e de suas comunidades de abrangência. Podem se inscrever membros da comunidade acadêmica do IFRS (alunos, servidores e egressos) e da comunidade externa.

Sobre o NuMem do Campus Rolante:

Institucionalizado pela Portaria Nº 124, de 26 de junho de 2020, o Núcleo de Memória (NuMem) do Campus Rolante tem por objetivo atuar na preservação da memória institucional do campus. É vinculado ao Núcleo de Memória do IFRS – programa institucional, de caráter interdisciplinar e multicampi que visa a consolidação da memória e da identidade da instituição, por meio do resgate e da socialização da história da IFRS, seja ela anterior a sua criação ou posterior a ela.

Sobre o Núcleo de Memória do IFRS:

O Núcleo de Memória do IFRS é um programa institucional, de caráter interdisciplinar e multicampi que visa a consolidação da memória e da identidade da instituição, por meio do resgate e da socialização da história da IFRS, seja ela anterior a sua criação ou posterior a ela. O Núcleo é composto por uma comissão central e por representantes em todos os campi do IFRS.

O objetivo principal do programa é selecionar, organizar e disponibilizar ao público a História e a memória da instituição construída ao longo desta década de existência. Além disso, pretende-se resgatar a história das instituições que originaram o IFRS e que possuem importante história pregressa na Educação Profissional e Tecnológica no estado do Rio Grande do Sul.

O Núcleo de Memória do IFRS consiste em um espaço  de desenvolvimento de ferramentas, mecanismos e projetos de resgate e preservação da memória de forma sistemática e permanente, além de auxiliar na elaboração de projetos de pesquisa, ensino e de extensão que se proponham a resgatar a história da instituição e de suas comunidades de abrangência.

Espera-se, além disso, que o Núcleo torne-se parte de uma afirmação de identidade e estabilidade institucional, no sentido de que a instituição possa se auto reconhecer e autoafirmar como detentora de um papel fundamental na Educação Profissional e Tecnológica nas comunidades nas quais encontra-se inserida.  Esse papel se reforçou e ganhou novos olhares e características nos últimos anos, e vai ao encontro da crescente exigência governamental e da sociedade no sentido do compromisso de entregar um ensino público, gratuito e de qualidade.

Sabemos que é pelo (re)conhecimento de nossa identidade e função social que criamos uma instituição mais forte e comprometida com a comunidade que nos cerca.

Para saber mais ou colaborar com  o projeto, acesse o site do NuMem: https://memoria.ifrs.edu.br/

 

 

 

 

Fim do conteúdo