Início do conteúdo

‘Contantes’ promove Sessão de Histórias hoje, às 19h30min,pelo YouTube


Ocorre hoje, às 19h30min, a Sessão de Histórias do Projeto de Extensão Contantes – Grupo de contadores de histórias e mediadores de leitura, do Campus Rolante do IFRS, contemplado no EDITAL IFRS nº 16/2020 – APOIO A PROJETOS E PROGRAMAS DE EXTENSÃO VOLTADOS À ARTE E À CULTURA. A atividade será realizada no formato online, no canal do Contantes no YouTube.

Coordenar um projeto de extensão de forma remota foi bastante desafiador, explica a professora Ana Paula Cecato de Oliveira, professora de Letras – Português/ Inglês e coordenadora do Contantes. “Mas o percurso ficou mais leve por conta do engajamento do grupo de contadores e contadoras de histórias. Lemos, escrevemos, criamos histórias individuais e em conjunto, e desses exercícios de criação literária saíram ótimas produções, algumas delas serão compartilhadas na sessão de histórias que vamos apresentar”, afirma Ana Paula.

O projeto surgiu a partir de um convite “Você gosta de escrever, ler e contar histórias? Ouvir, escrever e declamar poemas?”. A partir disso, o grupo vem se encontrando, de forma remota (online), desde setembro de 2020, para trabalhar a sensibilidade artística dos participantes, por meio de exercícios de escrita criativa, expressividade oral e leitura dramatizada.

A aluna Evelyn de Abreu, do 2° ano do curso técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, diz que o projeto conquistou seu coração, proporcionando-lhe uma experiência incrível e muitas oportunidades. “Conhecer histórias, como um texto pode ser escrito e contado, mas o melhor ainda é a troca de conhecimento. O Contantes surpreendeu positivamente todas as minhas expectativas, me influenciou a ler e escrever mais histórias. Me fez refletir e entender na prática, muito o que já sabia e pouco o que não conhecia”, destaca a aluna.

O grupo Contantes é aberto a todos os interessados e, caso você queira conhecer mais, acesse o Instagram @contantes.ifrs e o e-mail [email protected] .

 

Fim do conteúdo