Início do conteúdo

Volta às aulas 2025: Confira informações para o início de ano letivo no campus


O Campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) retomará as aulas em 24 de fevereiro de 2025. Para auxiliar os estudantes neste início de ano letivo, algumas informações importantes podem ser conferidas a seguir.

Dúvidas e orientações adicionais sobre as atividades escolares podem ser esclarecidas com o setor de ensino ou a assistência estudantil.

📚📖

🖥️ Espaço do Estudante

No site do campus, há uma página denominada “Espaço do Estudante”,  localizada no menu à esquerda. Nessa página, é possível encontrar links e  informações importantes.

📚📖

⏰Horário das aulas e calendário acadêmico

Os horários das aulas estão disponíveis no  link Horários. Para acessá-los, é preciso selecionar o período “2025-1”, escolher o tipo de curso (integrado, subsequente ou superior), localizar o nome do curso e conferir a escala de aulas. 

O calendário acadêmico do campus também está disponível. Esse documento  traz informações sobre o início do ano letivo, férias escolares, divisão de trimestres ou semestres, procedimentos acadêmicos, sábados letivos, alterações de disciplinas, formaturas, feriados e datas comemorativas.

📚📖

💻Sistemas acadêmicos

Os ingressantes de 2025 utilizarão o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), enquanto os demais continuarão acessando o Sistema de Informações Acadêmicas (SIA). Ambos os sistemas permitem a consulta de notas, frequência, emissão de atestados e históricos escolares.

Os estudantes também farão uso da plataforma Moodle, sistema online para aulas e tarefas das disciplinas. Na plataforma serão postados materiais de estudos, trabalhos e avaliações. 

Os novos alunos devem aguardar instruções para cadastro e acesso aos sistemas. 

📚📖

💰Auxílios estudantis

Existem auxílios financeiros para apoio às despesas acadêmicas e de moradia dos estudantes. Nesta matéria, há mais explicações.   

No campus Rio Grande, as inscrições para concorrer aos auxílios ocorrerão de 24 de fevereiro a 10 de março de 2025. Podem participar aqueles que ainda não recebem auxílio e continuarão na instituição no primeiro semestre de 2025, além dos aprovados no Processo Seletivo 2025/1.

As solicitações devem ser feitas pelo Sistema de Inscrições de Auxílios, no site do campus, seguindo as orientações do Edital nº 41/2024. O procedimento inclui login com número de matrícula e CPF, preenchimento do questionário socioeconômico, inclusão de documentos obrigatórios e acompanhamento das atualizações no sistema e site institucional.

📚📖

🛜E-mail institucional e acesso à internet

Ao realizarem a matrícula, todos os alunos recebem automaticamente uma conta de e-mail institucional. É por meio dessa conta que os estudantes receberão avisos e demais informações. 

Para acesso ao e-mail, a equipe de ensino repassará as informações em sala de aula ou durante as atividades de acolhida. O acesso à internet no campus é liberado mediante uso da senha institucional.

📚📖

🏚️ Espaços do campus

📃A Coordenação de Registros Acadêmicos é um setor de apoio aos estudante. Esse setor garante a organização e regularização da vida acadêmica. Ela assegura que todos os processos, como matrículas, trancamentos, reingressos e aproveitamento de estudos, sejam feitos corretamente. Além disso, é responsável por orientar sobre a emissão de  documentos essenciais para comprovar a trajetória acadêmica, como históricos, certificados e diplomas, necessários para oportunidades profissionais ou acadêmicas futuras.

🆘Outro setor de suporte ao aluno é a Coordenação de Assistência Estudantil (CAE). Os alunos podem buscar auxílio para diferentes necessidades estudantis, como promoção de saúde, apoio psicológico e pedagógico, orientação familiar, acolhimento, dentre outros. A CAE é composta por profissionais da educação, psicologia e serviço social.

📖A biblioteca está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Informações sobre serviços e sistemas utilizados estão na página da biblioteca.

📚📖

Informações adicionais

🥗O campus ainda não possui cantina para venda de alimentos ou refeitório, mas oferece um Centro de Convivência com micro-ondas, refrigeradores para armazenar alimentos e bebedouros para abastecimento de garrafas.

🚗O campus não conta com estacionamento privativo

🖋️Não há lista de materiais obrigatórios. Cada estudante deve levar cadernos, canetas e demais itens de uso individual. No Ensino Médio, recomenda-se o uso de calculadora científica para disciplinas que envolvem cálculos.

Mais informações podem ser conferidas nas notícias da campanha “Volta às Aulas 2025″.

.

Fim do conteúdo