Projeto de extensão “Introdução à Programação no Ensino Fundamental” encerra curso “Scratch Time: Programação na Escola” nesta terça

No dia 4 de dezembro foi realizado o encerramento do curso “Scratch Time: Programação na Escola”. Este curso é parte do projeto de extensão “Introdução à Programação no Ensino Fundamental”, coordenado pela professora Raquel de Miranda Barbosa, com a participação dos professores Tiago Moraes e Rafael Betito, e dos bolsistas Cassiana Silveira e Gabriel Soares, todos do Curso Técnico em Informática para a Internet. O projeto foi desenvolvido em parceria com a E.M.E.F. Helena Small.

Segundo a coordenadora do projeto, “o desenvolvimento do pensamento computacional na educação propicia aos alunos, o aprimoramento de habilidades de abstração, organização e resolução de problemas”. Neste projeto, a proposta é que estas habilidades sejam trabalhadas no ensino fundamental, de forma a estimular e auxiliar os alunos em diferentes atividades do cotidiano. O objetivo principal é o ensino de conceitos relacionados à programação e ao desenvolvimento do raciocínio lógico, através de atividades lúdicas relacionadas ao contexto em que estão inseridos. Para o curso foi utilizado o Scratch, que é um software que se utiliza de blocos lógicos e itens de som e imagem, para que os usuários possam desenvolver seus próprios projetos (histórias interativas, jogos, animações).

O curso contou com a participação de 18 alunos da escola Helena Small e foi realizado no período de 13/9/18 a 27/11/18. Os projetos desenvolvidos pelos alunos foram apresentados no dia 04/12 para os pais e professores da escola.