Geral
Programa Envelhecer nos Territórios realiza ações em caráter de urgência em Rio Grande
Diante da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, o Programa Envelhecer nos Territórios, realizado no Campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está promovendo uma série de ações em caráter de urgência para atender pessoas idosas do município.
No sábado, 25 de maio de 2024, 30 agentes de direitos humanos e a equipe técnica do projeto foram capacitados para atuarem em atividades que tiveram início na segunda, dia 27, com o objetivo de atender as necessidades imediatas deste público. O intuito é também levar ao conhecimento de gestores públicos relatórios e produtos que identifiquem a situação dessas pessoas idosas, possibilitando que políticas públicas e emergenciais sejam estabelecidas como forma de melhorar a qualidade de vida da população neste momento.
Confira as ações:
– Mapeamento dos abrigos para idosos: os abrigos credenciados pela Prefeitura de Rio Grande serão mapeados (georreferenciados) através da plataforma Google – My Maps. A cada abrigo serão acrescidas informações públicas como horário de funcionamento, telefone de contato, responsável e número de pessoas abrigadas, proporcionando uma visualização rápida e em tempo quase real da situação.
– Entrevistas com pessoas idosas em vulnerabilidade ou desabrigados: será aplicado o instrumento “Questionário Envelhecer nos Territórios SOS RS/RG” com pessoas idosas que estão provisoriamente nos abrigos credenciados pela prefeitura. A partir disso, serão identificadas as principais necessidades no momento. Será realizado um diagnóstico da situação atual da moradia de cada um (se houveram avarias na residência, se pretendem retornar e qual a situação do local). O monitoramento do plano de cuidado da pessoa, com vistas a facilitar o acesso aos serviços e programas, conforme as prioridades. Através deste instrumento, também será gerado um mapa que possibilitará a obtenção de uma visão geral do território e dos locais e comunidades mais atingidos.
– Organização das Metodologias de Mapeamento e Sistematização: a partir das ações realizadas em Rio Grande, será definida a metodologia de implantação do processo de cuidado das pessoas idosas atingidas. Com base nos dados municipais obtidos, serão caracterizadas as metas e as metodologias de cuidado e de gestão em rede aplicadas no contexto local, como subsídio ao processo de consultoria para os demais municípios.
– Elaboração de um Guia da Rede Envelhecer nos Territórios SOS RS: será elaborado um guia com destaque para as metodologias, as etapas do processo de trabalho nas dimensões da Rede e contemplando o Sistema de Garantia de Direitos. O material pretende ser um facilitador do processo de consultoria para implantação do Envelhecer nos Territórios SOS RS em outros municípios.
A equipe executora do Envelhecer nos Territórios no IFRS solicitou ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC/SNDPI), a prorrogação no prazo de vigência do projeto por mais 120 dias e um aporte financeiro no valor de R$ 100.000,00 para o desenvolvimento dessas ações emergenciais. O recurso já foi autorizado e, quando for liberado, será utilizado para complementar o pagamento das bolsas dos agentes, uma vez que o prazo do projeto seria de 12 meses e também a contratação de bolsistas para fazer o georreferenciamento dos dados.
O projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Assistência Social e Secretaria da Saúde.
Sobre o Envelhecer nos Territórios
O Programa Envelhecer nos Territórios é uma iniciativa da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O Programa pretende resgatar a importância do local onde vivem as pessoas idosas e suas referências de vida, a partir da criação de condições de suporte à vida das pessoas idosas no que se refere à garantia dos direitos humanos, em especial à proteção social e cidadania.