Geral
Live promove lançamento de curso sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais nesta segunda-feira, dia 16
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) lança nesta segunda-feira, 16 de dezembro, às 14h, no canal oficial no YouTube, o Curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-Raciais para Docentes e Técnicos da Educação Básica. O curso é gratuito, oferece 100 vagas, possui carga horária de 180 horas na modalidade semipresencial e é destinado a trabalhadores da educação básica das redes públicas de ensino e a estudantes de pedagogia e licenciaturas.
Sobre o curso e aulas
A formação é uma parceria entre o Instituto e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é capacitar docentes das redes públicas municipais e estaduais da região de abrangência do IFRS, com foco na Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).
O curso busca criar espaços de aprendizagem que valorizem o compartilhamento de saberes e vivências entre os participantes, promovendo a reflexão e incentivando a implantação de práticas pedagógicas que atendam às diretrizes das Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008. Essas legislações determinam a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas brasileiras.
A formação ocorrerá na modalidade semipresencial, com aulas a distância e, no mínimo, um encontro presencial por módulo, nos campi Porto Alegre e Canoas, além de aulas nas comunidades quilombolas da região, incluindo quilombos rurais em Viamão e urbanos em Porto Alegre e Canoas.
Para saber mais acesse a live de lançamento do curso.