Início do conteúdo

Gestão do campus vai a Brasília para discutir com o MEC e Setec a criação do primeiro curso de Cinema e Audiovisual na cidade


No início da tarde desta quinta-feira, 27 de março de 2025, aconteceu em Brasília, uma reunião no Ministério da Educação. O encontro teve o objetivo propor e discutir a criação de um novo curso no IFRS Campus Rio Grande, na área de cinema e audiovisual.

No ano de 2023, após consulta pública realizada pelo campus, para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos anos, se constatou que a comunidade externa e interna do IFRS, manifestava interesse na abertura de um curso em cinema e audiovisual, uma vez que 44% das respostas optaram pelo eixo tecnológico “produção, cultura e design”, com ênfase na respectiva aérea.

A instituição percebeu que tem grande influência do trabalho realizado pelo projeto de extensão “Oficina de Cinema OfCine”, que acontece há 10 anos, de forma contínua desde 2016. Além da implementação do Núcleo de Produção Audiovisual OfCine/IFRS no ano de 2021, parceria criada entre o IFRS e o Ministério da Cultura, que tem como objetivo capacitar, difundir e fomentar a produção audiovisual no extremo sul do Estado do Rio Grande do Sul.

Participaram da reunião o diretor de desenvolvimento da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, Charles Okama de Souza, a diretora de políticas e regulação da educação profissional e tecnológica, Patrícia Barcelos, a chefe de gabinete de assessoria parlamentar, Rachel Araújo Moreira Lopes Coelho, a deputada estadual Sofia Cavedon e o deputado federal Elvino Bohn Gass. Representando o Campus Rio Grande,  o diretor geral, Carlos Fernandes Junior, o diretor de desenvolvimento institucional, Derlain Monteiro de Lemos, o diretor de administração, Walter Souza Ferreira, a coordenadora do Núcleo de Produção Audiovisual OfCine, Raquel Andrade Ferreira e também contou com a participação remota do pró-reitor de desenvolvimento institucional do IFRS, Lucas Coradini.

Ainda, com o intuito de somar forças, esteve presente o assessor do deputado federal Alexandre Lindenmeyer, Heitor Lermen, representando o mandato. Na ocasião foram entregues duas Carta de Apoio, uma delas escrita pela Prefeita do Rio Grande, Darlene Pereira, e outra enviada pelo presidente da Câmara Municipal do Rio Grande, Rovam Castro.

Na sexta-feira, dia 28, a agenda será no Ministério da Cultura, em uma reunião com a Secretaria do Audiovisual e Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural.

 

Fim do conteúdo