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Ensinar e aprender como um processo recursivo: o que temos feito, dialogado e refletido em sala de aula


Amparados pelo Edital IFRS Nº 36/2020, de Auxílio à Publicação de Produtos Bibliográficos, um grupo de professores registrou em forma de livro experiências de ensino, pesquisa e extensão realizados no Câmpus. A obra, chamada Ensinar e aprender como um processo recursivo: o que temos feito, dialogado e refletido em sala de aula, apresenta na forma de cinco artigos não apenas atividades desenvolvidas, mas as questões teóricas que as suscitam e sustentam, bem como reflexões, compromissos e propostas futuras que alavancam. Exemplo disso é o artigo “Literatura e resistência: um relato de extensão”, de autoria do professor Daniel Baz e da colaboradora do NEPGS, Lucilene Ribeiro, que situa a atuação de textos literários que se posicionam na contramão de estruturas de poder vigentes, sejam elas materiais ou discursivas. Também, em “Impacto do emocional-afetivo no ensino técnico: experiência de ensino-aprendizagem de Autocad através de atividades lúdicas”, a professora Vanessa Bosenbecker reflete acerca da aplicação do método de ensino denominado CadCriativo na disciplina de Projeto Auxiliado por Computador, e em “Práticas emancipatórias de leitura e inserção de processos de letramento na sala de aula” a professora Ana Cláudia Almeida sugere uma prática de leitura que põe os sujeitos como agentes na construção e observação de significados, extrapolando os sentidos do dito e instigando à observação do que não está posto. Ainda, em “Módulos Integradores nas aulas de Educação Física do Ensino Médio: uma proposta de autonomia discente no IFRS Campus Rio Grande” e em “Ensino Baseado em Projetos no IFRS – Campus Rio Grande: práticas positivas no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa” os professores de Educação Física Elisabete Bongalhardo Acosta, Leonardo Costa da Cunha e Simone de Araujo Spotorno Marchand e as professoras de Língua Inglesa Lucía Silveira Alda e Sabrina Hax Duro Rosa dão a saber sobre importantes projetos já tradicionais no Câmpus: “12 Horas pela Vida”, “Códigos do Corpo” e “Talent Show”, explicitando marcadores teóricos que muitas vezes passam despercebidos por quem não tem a oportunidade de aprofundar o olhar sobre tais ações.

Em outras palavras, mais que uma leitura interessante, um importante registro de ação interdisciplinar e multiagentes do Ensino Integrado que ocorre na Instituição, já que a recursividade mencionada no título reside justamente em um dos maiores benefícios do processo educativo, que é de aprender enquanto se ensina, e ensinar enquanto se aprende.

A obra digital está integralmente disponível para download gratuito no Repositório Institucional do IFRS, em https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/201. Há também a versão impressa, organizada por iniciativa dos autores. O livro é organizado pelas professoras Ana Cláudia Almeida e Elisabete Acosta, e conta com fotografia da pedagoga Caroline Ança.

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