Início do conteúdo

Campus Rio Grande passa a contar com novo espaço para o Centro de Integração Tecnológica


A inauguração está marcada para ocorrer na próxima sexta-feira, 23 de maio de 2025, às 14h, no IFRS Campus Rio Grande.

 

Com foco em inovação, criatividade e colaboração, o Campus Rio Grande do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) passa a contar com uma nova estrutura física para o Centro de Integração Tecnológica (CITec). O espaço, com 242m², foi projetado para impulsionar o desenvolvimento de ideias e protótipos, integrando ensino, pesquisa e extensão, e reforçando a atuação do CITec como integrante da rede mundial Fab Lab e Habitats de Inovação.

Localizado em frente à biblioteca do campus, o novo prédio foi idealizado para estimular a prototipagem de ideias e a criação colaborativa. O projeto arquitetônico, assinado pelo arquiteto Valdir Lara e, adequado conforme a legislação e detalhamento técnico pela equipe da Diretoria de Planejamento e Obras (DPO) da Reitoria, conta com três contêineres dispostos em “U”. As estruturas são voltadas para um salão central coberto, iluminado naturalmente por janelas laterais e portas envidraçadas. A configuração permite integração visual entre os ambientes, com o objetivo de promover versatilidade e inspiração aos usuários.

O espaço é composto por:

  • Laboratório de fabricação digital (impressoras 3D, CNC, corte a laser e plotter);
  • Laboratório de robótica e eletrônica;
  • Duas salas de reunião/coworking;
  • Almoxarifado, banheiro e copa;
  • Salão principal multifuncional, voltado a oficinas.

Além disso, o CITec oferece um laboratório de informática com 28 computadores, lousa interativa, scanner e impressoras de resina, kits de robótica, sucatoteca e uma série de ferramentas para experimentações tecnológicas.

Comunidade atendida e funcionamento

O Centro é voltado para professores, estudantes bolsistas e todos os servidores envolvidos em projetos institucionais quanto para a comunidade externa. Para isso, a equipe conta com dois docentes efetivos (Raquel Barbosa e Serguei Nogueira da Silva), dois professores visitantes (Fernanda Carvalho e Martin Geier) e 16 alunos dos cursos técnicos e superiores de graduação. 

Dentro da proposta de desenvolver a autonomia dos usuários através da qualificação e acesso aos equipamentos, o projeto Cultura Maker oferece oficinas de qualificação tecnológicas associando a programação, robótica e fabricação digital (impressão 3D, corte a laser, scanner 3D) para desenvolvimento de soluções tecnológicas. 

O espaço também está aberto ao público por meio do projeto Open Day, que consiste em oferecer acesso gratuito à estrutura, quatro turnos por semana, mediante agendamento. Nessa iniciativa, a comunidade recebe o auxílio de monitores especializados no desenvolvimento de protótipos, ideias e soluções aplicáveis à realidade.

  A atuação do CITec já impacta escolas públicas, pequenos empreendedores, órgãos públicos e setores industriais, através do suporte a projetos como o da realização de oficinas como TecnoMaker 4.0, destinada à iniciação tecnológica de alunos de escolas públicas. Com 20 horas de duração, são trabalhadas a construção de objetos envolvendo elementos da cultura maker, robótica e pensamento computacional. Também são ofertadas turmas de formação continuada docente. Outro projeto suportado de destaque é o  Ifeco, um modelo de veículo de alta eficiência energética movido a bateria elétrica.

Histórico e inauguração do novo espaço

Reconhecido oficialmente em 2023 como Habitat de Inovação pela Resolução CRGD/IFRS nº 23, o CITec já funcionava desde 2022 em uma sala provisória do campus. A transformação em prédio próprio só foi possível com a doação dos contêineres pela Receita Federal e posterior investimento da direção do campus e de emenda parlamentar do deputado federal Alexandre Lindenmeyer, possibilitando a licitação e finalização da obra em março de 2025. A inauguração do novo espaço está marcada para ocorrer na próxima sexta-feira, 23 de maio de 2025, às 14h, no IFRS Campus Rio Grande.

Desde sua origem, o Centro tem sido contemplado em editais nacionais que viabilizaram sua estrutura e operação. Também integra a rede mundial Fab Lab, reforçando seu alinhamento com práticas globais de trabalho em rede, inovação e prototipagem.

 

Impacto social e futuro

Alinhado à Agenda 2030 da ONU e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024–2028 do IFRS, a expectativa da equipe é que, com o novo CITec tenha-se uma potencialização das ações na área de iniciação tecnológica, assim como o espaço passe a ser uma referência para membros da comunidade que precisam de infraestrutura e recursos para viabilizar o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

“Certamente a implementação do CITec provocará impactos e mudanças, não só no campus, mas em todo o ecossistema de inovação regional, ao influenciar na percepção e possível solução de problemas sociais, econômicos e políticos, próprios do contexto local, através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e à sustentabilidade”, analisa a Coordenadora do CITec, Raquel Barbosa. 

Mais informações sobre o CITec, seus projetos, oficinas e formas de acesso estão disponíveis em: citec.riogrande.ifrs.edu.br

Fim do conteúdo