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Calendário acadêmico do Campus Rio Grande do IFRS será definido em reuniões do Concamp
O detalhamento sobre a retomada do calendário acadêmico no Campus Rio Grande do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) será discutido nesta quinta-feira, dia 25 de março de 2021, em reunião por webconferência do Conselho de Campus (Concamp). O Concamp avaliará medidas específicas para os estudantes formandos. O encontro será transmitido pelo canal de YouTube do campus, a partir das 17h30min. Na próxima semana, será realizada nova reunião do Conselho para dar continuidade às definições sobre o calendário acadêmico do Campus Rio Grande, dessa vez com deliberações para os demais estudantes.
Os estudantes formandos reivindicam a possibilidade de concluir o ano letivo de 2020 até o mês de setembro deste ano, o que será avaliado pelo Concamp. O Conselho é o órgão máximo do Campus, atuando com caráter consultivo e deliberativo e sendo responsável, de forma democrática e paritária, por importantes decisões a respeito do cotidiano e dos rumos da unidade. É composto por representantes dos professores, dos técnico-administrativos e dos estudantes, eleitos por seus pares; além de representante dos estudantes egressos e da sociedade civil; e presidido pelo diretor-geral do Campus, professor Alexandre Machado.
Sobre contatos com as universidades em prol dos estudantes formandos
Para atender os anseios e as preocupações dos estudantes do último ano do Ensino Médio, que tiveram seus estudos extremamente impactados pela pandemia de Covid-19, nos primeiros meses deste ano, os reitores dos três Institutos Federais situados no Rio Grande do Sul (IFRS, IFFar e IFSul) contataram reitores das Universidades públicas do Estado para solicitar que haja prorrogação de prazo, por parte destas universidades, quanto à data para apresentação de certificação comprobatória de conclusão do Ensino Médio para alunos aprovados nos seus respectivos vestibulares/processos seletivos. Os reitores das universidades mostraram-se sensíveis ao pleito e dispostos a estudar alternativas para o caso, na medida das possibilidades e cronogramas de cada uma.
No caso específico da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), a instituição já informou em ofício que aceitará a entrega do certificado de conclusão do ensino médio até o final do primeiro semestre letivo de 2021, com término previsto para final do mês de setembro.
Sobre a oferta de Atividades Pedagógicas Não Presenciais pelo IFRS
O calendário acadêmico do IFRS foi suspenso em março de 2020 como forma de preservar a saúde da comunidade acadêmica, devido à expansão do contágio pelo novo coronavírus no país. Desde setembro de 2020, a instituição passou a ofertar Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), em formato virtual.
As APNPs são equivalentes a componentes curriculares (disciplinas), porém optativas aos estudantes, já que muitos não tinham acesso a tecnologias adequadas para o acompanhamento. Mas os alunos que conseguiram realizar e concluir com êxito as APNPs poderão fazer o aproveitamento e assim não necessitarão assistir às aulas remotas do componente curricular (disciplina) correspondente às APNPs já cursadas.
Sobre a retomada do calendário acadêmico com ensino remoto e o aproveitamento das APNPs
Mantida a situação de pandemia e com o amadurecimento institucional decorrente da oferta das APNPs, o Conselho Superior do IFRS (Consup) aprovou a retomada do calendário acadêmico nos 17 campi da instituição. Isso aconteceu em reunião realizada por webconferência em fevereiro deste ano.
As aulas em todos os 17 campi do IFRS serão então retomadas a partir do encerramento do segundo ciclo de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs). Cada unidade está definindo o seu calendário, ajustando-o às especificidades locais. No Campus Rio Grande, o segundo ciclo de APNPs terá encerramento em 11 de abril. Após, serão feitos os ajustes no sistema acadêmico, lançamento de aproveitamento das APNPs, ingresso de novos alunos no Processo Seletivo Especial deste ano. O calendário deve ser retomado em 17 de maio de 2021 no Campus Rio Grande. O que será definido pelo Concamp desta quinta-feira será a questão específica dos formandos. Na próxima semana, até quarta-feira, o Concamp definirá o calendário para o restante do Campus, seguindo todas as orientações e prazos estabelecidos pelo IFRS.
Saiba mais sobre o Ensino do IFRS na pandemia
Desde a suspensão das atividades letivas no IFRS, foi realizado um amplo debate sobre a utilização de ensino mediado por tecnologias no período de suspensão das atividades presenciais. No início do mês de abril de 2020, constituiu-se um Grupo de Trabalho com a tarefa de pensar estratégias para a retomada do calendário acadêmico. Em sua composição estão representantes da Pró-reitoria de Ensino, do Comitê de Ensino, do Colégio de Dirigentes, do Conselho Superior (representantes discente, docente e técnico-administrativo), dos sindicatos representativos dos servidores (Assufrgs, Sinasefe, Andes e Adufrgs) e da União dos Estudantes do IFRS.
O GT realizou um diagnóstico entre servidores e estudantes, para identificar questões como acesso à internet e computadores, qualidade da conectividade, conhecimento sobre ferramentas digitais, autonomia para os estudos de forma remota, condições de estudo e trabalho, entre outras.
No mês de setembro do ano passado, o IFRS passou a ofertar atividades 8pedagógicas não presenciais (APNPs) aos seus estudantes, com o objetivo de manter o vínculo no período de suspensão do calendário acadêmico. Houve um esforço institucional para a promoção da inclusão digital dos alunos por meio da concessão de auxílios financeiros para custeio de despesas com internet, fornecimento de pacotes de dados e empréstimo de tablets aos que não possuíam dispositivos de acesso à internet. Aos servidores, foram promovidas capacitações para o uso de ferramentas educacionais digitais.
Mantida a situação de pandemia ainda no ano de 2021 e com o amadurecimento institucional decorrente da oferta das APNPs, o GT submeteu ao Conselho Superior do IFRS (Consup) a proposta de Regulamento de Retomada do Calendário Acadêmico de forma remota.