Alunos do IFRS – Rio Grande são destaque na Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos do curso Técnico em Automação Industrial do IFRS – Rio Grande se destacaram em duas modalidades da Olimpíada Brasileira de Robótica 2020 (OBR).

A OBR é uma olimpíada científica brasileira cuja finalidade é estimular assuntos relacionados a ciência e tecnologia para discentes da Educação Básica, utilizando para isso temas relacionados à robótica. Com isso, espera-se motivar esses jovens para carreiras no chamado eixo STEM (do inglês Science, Technology, Engineering, Mathematics, ou Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática). Qualquer aluno do Ensino Fundamental ou Médio/Técnico pode participar das modalidades da Olimpíada, seja de escola pública ou privada. Esta iniciativa é pública, gratuita e sem fins lucrativos.

Neste ano, as provas tiveram de se adaptar à realidade do distanciamento social e suspensão de atividades letivas devido à pandemia do coronavirus. Assim, a modalidade teórica ainda não ocorreu, por ser presencial, e a modalidade prática aconteceu de forma virtual. Pela primeira vez, a modalidade prática foi dividida em duas outras modalidades: simulação e apresentação. Na primeira, as equipes deveriam programar robôs que executariam suas tarefas em um cenário virtual que reproduzia as características das provas presenciais práticas da OBR. Na segunda, as equipes apresentavam seus robôs construídos para a prova presencial (que acabou não ocorrendo), enquadrando o seu trabalho em uma das categorias: Maker, Modelagem Virtual, Inovação, Programação, Trabalho em Equipe ou Responsabilidade Social/Divulgação Científica.

Quatro equipes do IFRS – Rio Grande se inscreveram para participar da modalidade simulação, ligadas ao projeto ASiMov – Automação Sistemas e Movimento. Uma dessas equipes ainda resolveu participar da categoria Inovação da modalidade Apresentação, mostrando um sistema de visão computacional para substituir os sensores do robô da competição ao seguir o trajeto, desviar de obstáculos e localizar vítimas, todas atividades relacionadas às provas práticas da competição.

A etapa estadual ocorreu em outubro deste ano, e duas equipes ficaram entre as três melhores colocações, Pito IFRS-RG e Tusk IFRS-RG. Infelizmente, apenas a primeira colocada (Pito IFRS-RG) foi selecionada para a etapa nacional, pois apenas uma equipe por escola poderia ser selecionada, de acordo com as regras. A equipe Tortos IFRS-RG, por sua vez, foi selecionada para competir em nível nacional com seu trabalho de visão computacional.

A etapa nacional ocorreu dentro do evento Robótica 2020, totalmente virtual também. A equipe Tortos IFRS-RG apresentou seu trabalho no dia 11/11, sendo também entrevistada ao vivo por uma banca de avaliadores. Já a equipe Pito IFRS-RG competiu na etapa classificatória no dia 12/11, ficando em 7o lugar, entre 92 equipes participantes e passando para a final, em que infelizmente não subiu ao pódio. No encerramento do evento foram divulgadas as premiações, e a equipe Tortos IFRS-RG foi a primeira colocada nacional na modalidade Apresentação – categoria Inovação. Essa é uma premiação inédita tanto para a equipe como para a história da OBR, uma vez que foi a primeira vez que ocorreu.

Esse é o segundo ano que o campus Rio Grande participa da OBR, e novamente recebendo premiações e destaques. Parabenizam-se os discentes João Victor Mello Ferrari do Amaral e Lucas Maio Bittencourt (Equipe Tusk IFRS-RG), Lucas Kendy Ishikame Machado, Mateus Nishimura Fonseca e Murilo Rodrigues da Costa (Equipe Pito IFRS-RG), Kauã Ortiz Silveira e Lucas Lauz Medeiros Pruinelli (Equipe Tortos IFRS-RG) pelo excelente desempenho nas provas da OBR.

A participação na OBR, assim como outras competições do conhecimento, começa a ser valorizada até para ingresso em Universidades. A USP (Universidade do Estado de São Paulo), por exemplo, realiza processo seletivo para ingresso na graduação baseado nas notas obtidas nessas provas.

Links: