Alunos do Campus Rio Grande participam de ação no Dia do Orgulho LGBTQ+

No dia 28 de julho (quinta-feira), comemorou-se internacionalmente o Dia do Orgulho LGBTQ+. Esse movimento, nomeado Pride (em inglês), surgiu há 49 anos, nos EUA, como forma de resistência à violência contra a população homossexual. Em 28 de junho de 1969, como forma de resposta à opressão policial em Nova York, gays, lésbicas e travestis que frequentavam um bar resistiram e se rebelaram contra a ação policial. A reação deu início a uma série de protestos pelo fim da discriminação com base em orientação sexual e em identidade de gênero que culminaram na primeira marcha do Orgulho, exatamente um ano depois.

A palavra Orgulho, além de afirmar a importância de ter orgulho de ser quem se é, também transforma-se em um ato político ao chamar a atenção para a causa LGBTQ+. No Brasil, que é reconhecidamente um dos países que mais matam LGBTQ+ no mundo, desenvolver ações afirmativas nessa causa é extremamente importante.

Para marcar a data no campus, os alunos Victor Pinheiro (da turma 2B de Refrigeração) e Maria Eduarda Silveira (da turma 3E de Automação) promoveram uma ação no Pavilhão Central do nosso Instituto. A partir da confeção de camisetas, bottons e adesivos, os alunos reuniram diversos estudantes para demonstrarem o apoio à causa. Além disso, enfeitaram o pavilhão com as cores da bandeira LGBTQ+ e dispuseram um grande Mural do Orgulho, onde os estudantes puderam compartilhar suas ideias e mensagens positivas. Outro aspecto importante foi ver trabalhos de outros professores espalhados pelo campus, fazendo também referência à esta data.

Essa iniciativa vai ao encontro do projeto Vivenciar o bem viver, apresentado pelo nosso diretor em prol da melhoria da qualidade de vida dos estudantes no campus.

Segue o relato da professora Lucía que participou com os alunos nesta ação, efetuada no dia 28 de julho:

Como professora, acompanhei a ação durante o dia de hoje e fiquei muito orgulhosa de nossos estudantes. O clima de união e amor encheu nosso campus hoje e nossos alunos demonstraram, além de entusiasmo e ativismo, muito respeito e responsabilidade (todo o material foi recolhido na hora da saída do turno da tarde e os espaços foram limpos).
Fonte: Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS/Campus Rio Grande.