Início do conteúdo

Alunos da Automação Industrial são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Robótica


Alunos do curso Técnico em Automação Industrial do IFRS – Rio Grande se destacaram na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), pelos excelentes resultados obtidos em provas da modalidade teórica. Conforme divulgado pela organização da OBR, seis dos oito participantes da segunda fase são medalhistas em função das elevadas notas alcançadas em nível nacional. Os alunos Lucas Maio Bittencourt, Mateus Nishimura Fonseca e João Victor Mello Ferrari do Amaral obtiveram medalha de Ouro, enquanto Murilo Rodrigues da Costa, Amanda Jorge Mendes e Marina Zanotta Rocha ganharam medalha de Prata.

Além de medalhas, os alunos ganharão Certificado de Mérito Estadual, conferido aos 10% melhores do seu Estado. Uma das participantes também foi pré-selecionada para participar de um Minicurso de Robótica, que reunirá alunos de todo o país no maior evento de robótica da América Latina – Robótica 2019, que se realizará na Universidade Federal do Rio Grande em outubro.

A OBR é uma olimpíada científica brasileira cuja finalidade é estimular assuntos relacionados a ciência e tecnologia para discentes da Educação Básica, utilizando para isso temas relacionados à robótica. Com isso, espera-se motivar esses jovens para carreiras no chamado eixo STEM (do inglês Science, Technology, Engineering, Mathematics, ou Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática). Qualquer aluno do Ensino Fundamental ou Médio/Técnico pode participar das modalidades da Olimpíada, seja de escola pública ou privada. Esta iniciativa é pública, gratuita e sem fins lucrativos, e possui duas modalidades: teórica e prática.

Na modalidade teórica, 23 alunos ligados ao grupo ASiMov (Automação, Sistemas e Movimento) participaram da primeira fase do Nível 5 da competição, destinado a alunos de Ensino Médio/Técnico. Destes, 8 alunos ultrapassaram o ponto de corte nacional, se classificando para as provas da segunda fase, compondo 21,6% do total de candidatos do Estado do Rio Grande do Sul. Nesta fase, os pontos de corte nacional para premiações de ouro e prata foram 80 e 70, respectivamente, de um total de 100 pontos.

A participação na OBR, assim como outras competições do conhecimento, começa a ser valorizada até para ingresso em Universidades. A USP (Universidade do Estado de São Paulo), por exemplo, realizou processo seletivo para ingresso na graduação baseado nas notas obtidas nessas provas.

 

Saiba mais através dos Links:

http://www.obr.org.br/o-que-e-a-obr/

http://www.obr.org.br/modalidade-teorica/premiacao-modalidade-teorica/

http://www.obr.org.br/modalidade-teorica/fase2/

http://www.obr.org.br/medalhistas-da-obr-tem-as-portas-abertas-para-ingresso-na-usp/

 

Fim do conteúdo