Início do conteúdo

CAE divulga informações sobre o serviço de Acolhimento Psicológico


O que é o Acolhimento Psicológico?

É uma modalidade de intervenção psicológica que visa acolher e responder às demandas espontâneas por ajuda psicológica, colocando à disposição dos discentes um tempo e um espaço de escuta abertos à diversidade e pluralidade de demandas.
Diferentemente do aprofundamento de aspectos pessoais que ocorre na psicoterapia, no Acolhimento Psicológico busca-se evitar a cronicidade de uma dificuldade psicológica circunstancial, auxiliando o discente para que possa lidar melhor com seus recursos e limites na superação das questões pontuais que causam sofrimento.
É um atendimento psicológico eventual, individual e de procura espontânea pelo discente. A partir desse atendimento poderá haver encaminhamentos para outros profissionais de fora da instituição.

Quais os objetivos do Acolhimento Psicológico?

Acolher os discentes que procuram o serviço, propiciando escuta e orientação psicológica, promovendo condições para que seu sofrimento possa ser expresso.

 

Quem pode procurar?

Todos os discentes regularmente matriculados nos cursos de todas modalidades do Campus Rio Grande. Estudantes menores de idade deverão vir acompanhados por um responsável legal.

 

Como ter acesso?

O Acolhimento Psicológico acontece nas segundas-feira das 16 às 20 horas, e nas quintas-feira das 09 às 13 horas.
Para ter acesso, basta comparecer pessoalmente na CAE e aguardar o atendimento que ocorrerá por ordem de chegada. Caso não haja tempo hábil para acolhimento de toda demanda do dia será realizada a marcação de horário daqueles que não forem atendidos para a próxima data de acolhimento disponível.

A Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) está localizada no Pavilhão Central – sala 105.

Fim do conteúdo