Assistência Estudantil

A Coordenação de Assistência Estudantil – CAE é composta por profissionais da área da educação, psicologia e do serviço social e tem como objetivo promover o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, buscando formas de participação social desses, na perspectiva de vivência política e gestão democrática em parceria com os diferentes setores do Campus Rio Grande em intervenções interdisciplinares.

Nesse sentido, o trabalho desenvolvido pela CAE se propõe a acompanhar os sujeitos nos seus diferentes contextos, de forma a contribuir para a ampliação e consolidação da cidadania, promover a inclusão social, desenvolver ações de promoção de saúde e incentivar a participação e o respeito à diversidade.

O Programa de Assistência Estudantil do IFRS

A Política de Assistência Estudantil tem como objetivo garantir condições iguais de permanência e de conclusão de curso aos estudantes que realizam seus estudos nessa instituição. É com este compromisso que se institui o Programa de Assistência Estudantil no Campus Rio Grande destinado aos estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais, nos níveis técnico e superior o qual utiliza como critério de seleção a situação de vulnerabilidade socioeconômica. Essa Política é amparada pela lei de criação dos Institutos Federais (Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008); no Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010 (PNAES); pela Política de Assistência Estudantil do IFRS e Instrução Normativa PROEN nº 001/2017.

Os Editais ligados à Assistência Estudantil estão disponíveis neste endereço:

📋 https://ifrs.edu.br/riogrande/editais/categorias/assistencia-estudantil/

A Assistência Estudantil, como parte do processo educativo, deve articular-se ao ensino, à pesquisa e à extensão. Permear essas três dimensões do fazer acadêmico significa viabilizar o caráter transformador da relação universidade e sociedade.

Quem é o público alvo da Assistência Estudantil

Estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais, prioritariamente oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

Como se organiza a Assistência Estudantil no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Cabe a cada instituição federal de ensino definir os critérios e a metodologia para seus programas, projetos e ações. No IFRS a Assistência Estudantil acontece de forma universal e / ou pelo Programa de Benefícios. As ações universais são aquelas que atendem a todos os estudantes sem distinção e não há necessidade de avaliação de critérios socioeconômicos. Já o Programa de Benefícios é destinado aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que envolvem o repasse de recurso financeiro de forma direta ao estudante.

Como acessar a Assistência Estudantil no Campus Rio Grande

As ações universais podem ser acessadas nas mais variadas formas: participação nas atividades propostas de promoção de saúde, oficinas, encontros, etc. ou, então, pela procura espontânea dos profissionais vinculados a CAE. Já o Programa de Benefícios pode ser acessado através da inscrição nos editais, os quais são publicados semestralmente pela CAE.

Com quem posso conversar para saber mais sobre a Assistência Estudantil

A Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) é o órgão responsável pelo planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação da Assistência Estudantil no Campus Rio Grande. Sua equipe técnica é constituída por uma Assistente Social, uma Técnica em Assuntos Educacionais e um Psicólogo. A CAE está localizada no Pavilhão Central, sala 105.

Última atualização em 10/05/2024