Início do conteúdo

FURG e IFRS desenvolvem projeto em conjunto para inclusão feminina na área de tribologia


Projeto TriboGirls é aprovado com nota máxima e oferecerá bolsas para estudantes do IFRS Rio Grande.

O projeto TriboGirls – Tribologia Verde, Biotribologia e Engenharia de Superfícies foi um dos contemplados na Chamada CNPq/MCTI/MMulheres nº 31/2023, alcançando a pontuação máxima no processo de avaliação. Trata-se de uma iniciativa interinstitucional que reúne sete universidades brasileiras e o Inmetro, com o objetivo de incentivar o interesse, a formação e o protagonismo de meninas e mulheres em áreas historicamente dominadas por homens, como as ciências exatas e as engenharias, com especial foco na tribologia.

No âmbito do IFRS Campus Rio Grande, o projeto será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), campus Carreiros. Juntas, as instituições conduzirão três subprojetos inovadores:

  • Avaliação da durabilidade de motores abastecidos por biocombustíveis;
  • Utilização de lubrificantes verdes em sistemas mecânicos;
  • Utilização de lubrificantes verdes em usinagem.

Além de sua relevância científica, o TriboGirls irá oferecer sete bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) destinadas exclusivamente a alunas do ensino médio integrado do IFRS Campus Rio Grande.

Com uma abordagem inclusiva e multidisciplinar, o TriboGirls visa transformar a tribologia em um campo de inovação e diversidade, reforçando o protagonismo feminino em áreas tecnológicas.

Fim do conteúdo