Inscrições para o Processo Seletivo de estudantes 2025/01 vão até 14 de outubro

No Campus Rio Grande são quase 500 vagas em cursos técnicos e de graduação gratuitos para começar a estudar no primeiro semestre de 2025. Os interessados têm até 14 de outubro. As orientações estão disponíveis no site de ingresso.

Tem interesse em estudar no Campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)  no próximo ano? Corre que ainda dá tempos! As inscrições para o Processo Seletivo de estudantes 2025/01 seguem abertas até 14 de outubro de 2024. São mais de 450 vagas em 15 opções de cursos.

Neste Processo Seletivo, o Campus Rio Grande  oferece ensino médio integrado com o técnico, cursos técnicos para quem já tem o ensino médio (subsequentes) e ainda cursos superiores de graduação. Saiba mais sobre os tipos de cursos e confira abaixo as opções ofertadas:

Cursos de graduação

• Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (manhã e tarde) – 25 vagas
  • Bacharelado em Engenharia Mecânica (noite – NOVO TURNO) – 25 vagas
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noite) – 30 vagas

Cursos técnicos + ensino médio (integrados)

• Técnico em Automação Industrial (manhã e tarde) – 36 vagas
  • Técnico em Eletrotécnica (manhã e tarde) – 48 vagas
  • Técnico em Geoprocessamento (manhã e tarde) – 34 vagas
  • Técnico em Informática para Internet (manhã e tarde) – 30 vagas
  • Técnico em Mecânica (manhã e tarde) – 40 vagas – CURSO NOVO
  • Técnico em Refrigeração e Climatização (manhã e tarde) – 36 vagas

Cursos técnicos para quem já possui ensino médio completo (subsequentes)

• Técnico em Automação Industrial (noite) – 36 vagas
  • Técnico em Eletrotécnica (noite) – 40 vagas
  • Técnico em Enfermagem (tarde) – 20 vagas
  • Técnico em Fabricação Mecânica (noite) – 30 vagas
  • Técnico em Geoprocessamento (noite) – 22 vagas
  • Técnico em Refrigeração e Climatização (noite) – 40 vagas

📌Formas de seleção

A forma de seleção de estudantes é por prova para os cursos de ensino médio integrado ao técnico, e pode ser por prova ou pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 até a atual para os técnicos subsequentes e as graduações. Essas informações estão nos editais e na lista de cursos.

🖥️Como fazer a inscrição

As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de outubro de 2024, por meio de formulário eletrônico. O link está disponível na capa do site de ingresso.

O candidato precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade (Registro Geral –  RG). No momento da inscrição, não poderá usar o número de documento dos pais para se inscrever. É necessário também estar cadastrado no gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

📝 Valores da taxa de inscrição do Processo Seletivo de estudantes 2025/01:

Para os candidatos que farão a seleção pela nota do Enem, a inscrição custará R$ 20,00. Para os inscritos que realizarem a prova própria do IFRS, a taxa de inscrição será de R$ 60,00 no caso dos cursos técnicos ou R$ 80,00 nos superiores de graduação.

⚠️Atenção: Os candidatos que solicitaram a gratuidade da taxa (isenção) também precisam realizar a inscrição no site ingresso.ifrs.edu.br, até 14 de outubro de 2024, independentemente de terem o pedido aceito (deferido) ou não (indeferido). Após finalizá-la, será gerado o comprovante de isento (para aqueles que não precisarão pagar a taxa) ou então um boleto bancário (para quem não teve o pedido de gratuidade aceito e precisará pagar).

📌Reserva de vagas – cotas

O Processo Seletivo reserva 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e quilombolas; e tem ainda outras vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD). Os demais candidatos podem se inscrever e concorrerão nas vagas de acesso universal.

📌📌Confira as principais datas do Processo Seletivo:

• Inscrições no Processo Seletivo de estudantes – até 14/10/2024
  • Pagamento da taxa de inscrição – até 15/10/2024
  • Prova  – 24/11/2024

📍 Mais informações no site ingresso.ifrs.edu.br