Geral
Campus Rio Grande intensifica preparativos para maratona de eficiência energética
Equipe do IFeco irá representar o IFRS Campus Rio Grande em maratona de eficiência energética no Rio de Janeiro
Imagine percorrer de carro a distância entre Rio Grande e Porto Alegre a um custo inferior a R$ 3,00. Pois essa é a capacidade que o protótipo veicular elétrico de alta eficiência energética IFeco possui. Desenvolvido por estudantes e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rio Grande, o protótipo nada mais é do que um carro em menor escala, movido a bateria elétrica, no qual o objetivo é percorrer longas distâncias a um menor consumo de eletricidade. O veículo não é adequado para andar nas estradas de rodagem, mas é um projeto para desafiar estudantes a pensar, pesquisar e construir protótipos com alta eficiência energética.
Este ano, a equipe IFeco participará pela quinta vez da etapa latino americana da Shell Eco-marathon, uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética, que será realizada de 29 de agosto a 1º de setembro de 2023, no Rio de Janeiro/RJ. Com capacidade para percorrer 225 quilômetros por quilowatt-hora (km/kWh), o veículo do grupo riograndino conquistou o segundo lugar na categoria bateria elétrica na competição de 2022.
Composta por 15 pessoas, a equipe do IFeco existe desde 2015 e atualmente é integrada por 13 estudantes de cursos técnicos e superiores que atuam nas partes de projeto, mecânica, eletrônica, pilotagem e marketing, sob a coordenação de dois professores do campus.
Preparação para a maratona no Rio de Janeiro
A preparação para a maratona envolve todas as áreas da equipe. A de eletrônica focou em melhorias para a instrumentação e o controle do protótipo. A parte de projeto organiza e projeta o que deve ser realizado pela equipe. A mecânica faz mudanças estruturais. O marketing gerencia as redes sociais e trabalhou, durante o primeiro semestre, na criação de uma identidade visual própria para o IFeco, além de entrar em contato com possíveis apoiadores. Cada área vem trabalhando cerca de 16 horas semanais.
O atual protótipo, o terceiro criado pela equipe, foi pensado e projetado nos anos de 2020 e 2021 e construído em 2022, porém, passou por alterações e otimizações este ano, a fim de melhorar a performance. “Conseguimos reduzir em 10% o peso do protótipo e atualmente temos o carro instrumentado. Refizemos o sistema de direção de forma mais precisa e também foi feito o alinhamento do veículo”, conta Igor Alves, integrante da equipe. Quanto a expectativas, a ideia é superar a última marca na competição e futuramente participar da Shell Eco Marathon Américas, que ocorre nos Estados Unidos.
As maratonas de eficiência energética são competições nas quais os protótipos veiculares que consumirem menos energia durante o percurso da prova vencem. Existem outras categorias além dos elétricos, como gasolina, etanol, hidrogênio e gás natural veicular.
Apoio à diversidade
A equipe do IFeco leva junto ao veículo a bandeira LGBTQIA+. “Além de termos membros da comunidade na equipe, a Shell Eco-marathon é um tipo de evento dominado por homens brancos. Logo, não acreditamos que nossa equipe se encaixe no estereótipo da competição e, como forma de posicionamento a favor de mais diversidade em maratonas de eficiência energética, levamos conosco a bandeira no veículo”, explica a integrante Karine da Costa.
Atual composição do IFeco
Douglas Senna – estudante de Engenharia Mecânica (Projeto – Capitão)
Karine da Costa – estudante de Engenharia Mecânica (Projeto)
Igor Alves – estudante de Engenharia Mecânica (Eletrônica)
Gabriel Neves – estudante de Engenharia Mecânica (Mecânica)
Cristiano Ferreira – estudante de Engenharia Mecânica (Mecânica)
Alice Amaral – formanda em Engenharia Mecânica (Projeto)
Cauã Velasque – estudante de Tec. Fabricação Mecânica (Mecânica)
Joana Lima – estudante de Tec. Fabricação Mecânica (Mecânica)
Cristiane Xavier – estudante de Tec. Automação Industrial (Eletrônica)
Paula Gomes – estudante Tec. Automação Industrial (Piloto)
Maicon Franco – estudante Tec. Automação Industrial (Eletrônica)
Pedro Henrique Oliveira – estudante Tec. Informática para Internet (Marketing)
Maiara Cariolick – estudante Tec. Eletrotécnica (Piloto)
Serguei Nogueira – professor Coordenador
Klunger Arthur Éster Beck – professor Coorientador
Matéria elaborada pelo Departamento de Comunicação da Reitoria do IFRS