Estudantes do campus se classificam para fase estadual da OBI

Fase local da prova da OBI aconteceu no campus no dia 17/05

No próximo dia 22 de junho, alunos do campus Rio Grande do IFRS participam da fase estadual da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). A fase local da competição foi realizada no dia 17/05, no campus, e contou com 21 participantes.

Foram classificados para a fase estadual os seguintes alunos:

1º ano integrado Informática: Nicolas Gonçalves de Almeida

2º ano integrado Informática: Igor Gomes Dutra e Cassiana Silveira Lucas

3º ano integrado Informática: Alan Souza dos Santos, Guilherme Pereira do Amarilho e Lucas Nunes de Felippe

4º ano integrado Informática: Raimundo Nonato Magaldi Lima

Projeto de Ensino

O projeto de ensino “Práticas de lógica de programação para a Olimpíada Brasileira de Informática”, coordenado pelo professor Tiago Guimarães Moraes,  visa a criação de um espaço para práticas de lógica de programação e cadastro do IFRS – Campus Rio Grande como local de prova da OBI.

O espaço é aberto aos alunos do ensino médio integrado, sendo que esse é o segundo ano de realização do projeto. Em 2017,  8 alunos realizaram a prova na fase local, três na fase estadual e um na fase nacional.

A OBI

A OBI é realizada pela SBC – Sociedade Brasileira de Computação através de uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia, no caso a ciência da computação, através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

A organização da OBI está cargo do Instituto de Computação da UNICAMP

(http://olimpiada.ic.unicamp.br/)