Início do conteúdo

Curso de Cuidadora de Idosos do Programa Mulheres Mil dá início às atividades no campus


O Campus Zona Norte (ZN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recepcionou as 50 mulheres inscritas para o curso de Cuidadora de Idosos do Programa Mulheres Mil, na aula inaugural na segunda-feira, 25 de agosto de 2025.

Estas são as duas primeiras turmas de cursos ofertados na unidade. O projeto visa atender mulheres a partir de 16 anos, moradoras da região metropolitana de Porto Alegre em situação de vulnerabilidade social, educacional e econômica.

A expectativa das alunas e ansiedade por melhores oportunidades foi o assunto do dia. Muitas destacaram o desejo de conquistar independência financeira, adquirir novos conhecimentos e realizar sonhos até então adiados. Como menciona a estudante Jeniffer Rosane Ramires Gomes, que já atua como cuidadora de 17 pacientes em um residencial terapêutico psiquiátrico. “Ainda não tenho formação na área, essa é a oportunidade para adquirir mais conhecimento, me capacitar e realizar meus sonhos. Espero aprender muito , e tenho a intenção de me inscrever em outros que possam vir a ser ofertados pelo IFRS”. 

A acolhida as estudantes foram dadas pelo reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, pelo diretor de implantação do Campus ZN, Amilton de Moura Figueiredo, e pela pró-reitora adjunta de Extensão, Cristina Santos. 

Em sua fala, o reitor ressaltou que a data é um marco para o Campus: “Trata-se de um momento simbólico e histórico para o IFRS. Eu quero saudar as alunas que são as primeiras matrículas no campus. Vocês já carregam consigo um pouco do #MundoIFRS, que possam aproveitar o curso e que ele seja o primeiro de muitos outros que venham a realizar”. 

Amilton, por sua vez, destacou que a caminhada dessas mulheres é grande e que a luta delas é necessária. Segundo ele, com essa oportunidade de apoio à qualificação profissional para ingresso em uma profissão, o retorno aos bancos escolares representa um caminho a ser trilhado. “Aqui vocês poderão avançar nos estudos, elevar a escolaridade, fazer um curso técnico. Pois as oportunidades dentro de uma instituição federal são infinitas. O campus está apenas começando e queremos que vocês iniciem junto conosco nessa caminhada”.

A aula inaugural ocorreu no Auditório do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Conceição (GHC), localizado na rua Umbu esquina com a avenida Francisco Trein, e teve a participação da deputada federal Maria do Rosário, que ministrou a palestra de abertura “Empoderamento Feminino, os direitos da mulheres e o papel das políticas públicas na construção de uma sociedade mais justa”; do diretor de Atenção à Saúde do GHC, Luis Antonio Benvegnu; da diretora de Inovação, Gestão do Trabalho e Educação do GHC, Quelen Tanize Alves da Silva; e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) 2005 a 2012, Eliezer Pacheco.

📝

Sobre o curso

O curso de Cuidadora de Idosos do Programa Mulheres Mil terá duração de 160 horas. As atividades ocorrem em três dias da semana: segundas, terças e quartas-feiras, com quatro horas  de duração por dia de curso.  

Turma da manhã: das 8h às 12h15

Turma da tarde: das 13h às 17h15

O início das aulas está previsto para 02 de setembro de 2025

📝

Sobre o Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil é uma ação consolidada de formação profissional que busca compreender a dimensão de gênero, em especial das mulheres que tiveram poucas oportunidades de escolarização e acesso ao mundo do trabalho, em suas desigualdades. A proposta de acesso, permanência e êxito  visa o empoderamento, a superação de violências e a equidade de gênero.

O Objetivo é fomentar, no âmbito do Programa, a oferta de cursos de qualificação profissional, a fim de contribuir para a igualdade social, econômica, racial, étnica e de gênero de mulheres em situação de vulnerabilidade social. 

 O Campus Zona Norte está localizado na  Avenida Francisco Trein, 326 – Cristo Redentor – Porto Alegre/RS.

 

Fim do conteúdo