Geral
Campus inicia curso de Desenvolvimento Back-End pelo Programa Futuro Digital
O Campus Zona Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) deu início, no dia 25 de agosto de 2025, à primeira turma do curso de Desenvolvimento Back-End, promovido por meio do Programa Futuro Digital. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o IFRS, o Instituto Hardware Brasil e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O programa tem como foco a inclusão digital e o aumento da empregabilidade de jovens e adultos, além de buscar reduzir o déficit de profissionais especializados no mercado de tecnologia no Brasil.
Ao todo, foram disponibilizadas 40 vagas, divididas em duas turmas noturnas com 20 estudantes cada. A primeira turma tem aulas às segundas e quartas-feiras, e a segunda, às terças e quintas-feiras, sempre das 19h30 às 22h30. O curso tem uma carga horária total de 200 horas, com atividades teóricas e práticas distribuídas ao longo de 20 semanas presenciais e remotas, seguidas de um período de três meses de atuação em empresas parceiras.
Duas etapas
A capacitação é estruturada em duas etapas: a primeira contempla conteúdos teóricos e exercícios práticos; na segunda, os estudantes desenvolverão soluções reais para desafios propostos por empresas parceiras do programa.
O público são jovens a partir de 18 anos (ou que completem essa idade até o final de fevereiro de 2026) que tenham concluído ou estejam em vias de concluir o ensino médio até maio de 2026, em escolas públicas ou instituições privadas com bolsa integral.
O curso acontece entre agosto de 2025 e maio de 2026, consolidando-se como uma oportunidade significativa de formação e inserção no mercado de trabalho, especialmente na área de tecnologia, uma das que mais cresce no país.