Início do conteúdo

Apresentação


Olá, tudo bem? Bem vindo/a ao Observatório do Desenvolvimento Territorial de Viamão e Entorno

O termo observatório surgiu nas civilizações mais antigas, onde eram criados espaços a fim de observar os fenômenos físicos. Mais recentemente, observatório passou a ser adotado de maneira mais ampla, com a característica de um repositório de informações de caráter social, econômico, ambiental, entre outros.

O surgimento dos primeiros observatórios na década de 1990 decorreu da cooperação entre as Instituições de Ensino Superior e as Organizações não Governamentais (ONGs), pela necessidade de fornecer e produzir informações relacionadas às políticas públicas (BEUTTENMULLER, 2007; FERREIRA, 2015).

Além disso, a disponibilização de informações à população pode ser considerada uma ferramenta para promover a democracia e o desenvolvimento, contribuindo para o exercício da cidadania, através da participação ativa no conhecimento e na melhoria das relações e condições de vida.

Pensando nisso: O Instituto Federal de Viamão, juntamente com os docentes, constatou a necessidade da criação e execução do Observatório de Desenvolvimento Territorial de Viamão e Entorno, compreendendo a importância de organizar e fornecer informações à comunidade viamonense para apoiar ações de desenvolvimento local.

Assim, o ObservaViamão foi constituído como um programa que envolve ações da indissociabilidade entre pesquisa, extensão e ensino, em acordo com a missão dos Institutos Federais no país. Pois estes foram criados criados para ofertar uma educação profissional e tecnológica, com ensino, pesquisa e extensão para a promoção do desenvolvimento local através do fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais da comunidade.

O ObservaViamão está em processo de implementação e consolidação e vislumbra sistematizar e disponibilizar de forma cumulativa informações de dados externos e também dados gerados aqui no Campus Viamão. Além dos conteúdos disponibilizados pela própria equipe de estudantes, professores e técnicos, também são divulgadas e estimuladas novas produções.

De um lado, objetiva facilitar o acesso à comunidade e nossos estudantes para melhor conhecer e estudar a realidade local, na diversidade de olhares e interdisciplinaridades. De outro, estimular a produção e divulgação de novos conhecimentos e aspectos da realidade social, econômica e ambiental do território viamonense.

Assim o ObservaViamão se propõe a ser não só uma fonte para consulta, mas principalmente para estimular o ensino, a busca, a construção e a divulgação de novas informações, conhecimentos e aprendizados. Busca ser um espaço de relação e interação com a comunidade para melhorar as condições de construirmos um território melhor para se viver.

Um Abraço.

Equipe ObservaViamão.

 

 

Última atualização em 12/03/2021

Fim do conteúdo