Início do conteúdo

ObservaViamão

 

 

 

 

 

 

Olá, tudo bem? Você sabe o que é um Observatório?

O termo observatório surgiu nas civilizações mais antigas, onde eram criados espaços a fim de observar os fenômenos físicos. Mais recentemente, observatório passou a ser adotado de maneira mais ampla, com a característica de um repositório de informações de caráter social, econômico, ambiental, entre outros (BEUTTENMULLER, 2007). O surgimento dos primeiros observatórios na década de 1990, foi decorrente da cooperação entre as Instituições de Ensino Superior e as Organizações não Governamentais (ONGs), pela necessidade de fornecer e produzir informações relacionadas às políticas públicas. Além disso, a disponibilização de informações à população pode ser considerada uma ferramenta para promover a democracia, contribuindo para o exercício da cidadania no controle social (BEUTTENMULLER, 2007; FERREIRA, 2015).

Pensando nisso: O Instituto Federal de Viamão juntamente com os docentes constatou a necessidade da criação e execução do Observatório de Desenvolvimento Territorial de Viamão e Entorno, compreendendo a importância de fornecer informações à comunidade viamonense para desenvolver a sua região. Frente disto, este programa de extensão está em acordo com a missão dos Institutos Federais no país, uma vez que foram criados para ofertar uma educação profissional e tecnológica, com ensino, pesquisa e extensão, para a promoção do desenvolvimento local através do fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais da comunidade.

O programa de extensão da Constituição do Observatório de Viamão ainda está em processo de implementação e vislumbra a função de sistematizar e disponibilizar de forma cumulativa informações de dados externos e também dados gerados aqui no Campus Viamão, seja como subsídios ao ensino, ou como o diálogo dos projetos e empreendimentos da comunidade e das organizações locais.  Tornando-se assim um local de referência na busca de dados e saberes sobre o nosso município colaborando desta forma para o seu crescimento e sua prosperidade.

Um Abraço.

Equipe ObservaViamão.

 

 

 

Fim do conteúdo