Início do conteúdo

Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários e Sustentáveis (ITESS)


 

A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários e Sustentáveis de Viamão e entorno (ITESS) é um ambiente de inovação situado no IFRS – Campus Viamão, que busca promover o empreendedorismo e a inovação na instituição e no município.

Trata-se de um programa institucional que tem por objetivo estimular a criação e dar suporte ao desenvolvimento de empreendimentos inovadores de base tecnológica com princípios de economia solidária e sustentabilidade.

Contato: [email protected]

 

 

O que é uma Incubadora

Destina-se a apoiar empreendedores propiciando-lhes ambiente e condições apropriadas para funcionamento de seus empreendimentos (serviços especializados, orientação, espaço físico e infraestrutura técnica, administrativa e operacional).

  • Incubadoras Tecnológicas;
  • Incubadoras Sociais;
  • Incubadoras Tecno-sociais.

 

Como funciona uma Incubadora

Etapas

  • Pré-incubação: planejamento do empreendimento e validação de um modelo de negócio para verificar sua sustentabilidade. Esta etapa prevê a validação do modelo de empreendimento proposto através de atividades
    de experimentação, prototipação, ensaios de produção e comercialização. De acordo com o modelo de negócio muitas técnicas podem ser utilizadas, no contexto da produção de produtos, processos e serviços economicamente viáveis, sustentáveis e solidários.
  • Incubação: prevê a entrada na incubadora de empreendimentos com seu modelo de negócio validado. Durante o ciclo de incubação serão prestadas assessorias e consultorias aos empreendimentos, nas áreas de: gestão
    administrativa, gestão financeira, gestão de marketing, gestão comercial, gestão ambiental, políticas públicas, viabilidade associativa, formação cidadã e gestão tecnológica.

 

As experiências de incubação e pré-incubação da ITESS

O projeto teve início em 2018 e, desde então, atua junto à comunidade local em eventos de fomento ao desenvolvimento territorial. No último trimestre de 2020 a ITESS iniciou a pré-incubação de empreendimentos selecionados em edital e de propostas dos alunos participantes da III e IV edições do Desafio Criativo do IFRS – Campus Viamão.

Ainda, com o objetivo de expandir suas conexões, a ITESS participou da Chamada para Incubação Cruzada 02/2020, promovida pelo CONIF, com apoio da ANPROTEC, na qual foi contemplada a colaborar com três empreendimentos criados em diferentes regiões do país: o Palavras Indígenas, iniciativa de Januária/MG, que desenvolve um aplicativo para manutenção de idiomas nativos; a Mobilize, iniciativa de Engenheiro Paulo de Frontin/RJ, que desenvolve um suporte de cadeira de rodas adaptável a automóveis; e a HopDrops, iniciativa de Vitória/ES, que elabora aromatizantes para cervejas artesanais.

Além disso, a incubadora está pré-incubando quatro projetos criados por estudantes do IFRS – Campus Viamão: Aprendendo a Aprender, iniciativa advinda do IV Desafio Criativo do IFRS – Campus Viamão, que visa o desenvolvimento de um aplicativo para facilitar a aprendizagem; Drone Combat Fire, criadora de um veículo aéreo não tripulado para combate de incêndios; Arte do Lixo, que pretende utilizar materiais descartados para a confecção e replicação de artesanatos; e Alimentação Responsável, que busca o desenvolvimento de um espaço que promova a inclusão alimentar de boa qualidade no IFRS – Campus Viamão.

A incubadora pretende contribuir para o desenvolvimento desses empreendimentos a partir da ação conjunta com os idealizadores dos projetos, ofertando mentorias, curadoria de conteúdos, encontro com outros ambientes de inovação e auxílio nas diferentes frentes de cada uma destas propostas. Com o impacto da pandemia da Covid-19, todas as atividades foram realizadas de forma remota a partir da criação de um ambiente de trabalho virtual na ferramenta de comunicação RocketChat.

 

 

Última atualização em 15/06/2021

Fim do conteúdo