Início do conteúdo

Atividades 2017


Atividades relacionadas aos povos indígenas (abril)

Visita a Terra Indígena do Cantagalo (Tekoá Jata’ity).

Ciclo de cinema com a temática indígena.

 

Atividades relacionadas às ações de afirmação do direito à diversidade sexual

Cine Diversidade e Ciclo de Cinema – de 16 a 19 de maio.

Café Cultural.

Roda de Conversa – Tema: Lgbtfobia.

Palestra da Me. Em Direito pela Harvard University e militante dos Direitos Humanos Tâmara Biolo e do aluno de Jornalismo da UniRitter que mantém a página “Bixa Preta” no Facebook.

Apresentação do “Grupo de Teatro Sem Nome”, composto por alunos do IFRS Campus Restinga.

Ato pelo dia Internacional de combate a LGBTFOBIA.

 

III Semana do Meio Ambiente e I Semana da Alimentação Saudável do IFRS Campus Viamão (Junho)

Palestra com o Engenheiro Agrônomo Arnaldo Dutra, presidente da Cia Estadual de Saneamento de 2011 a 2014 e presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE) na abertura da programação.

Exposição do artesanato do Povo Mbyá Guarani da Tekoá Jata’ity (Terra Indígena do Cantagalo).

Desfile de Moda com roupas reaproveitadas realizado por alunos do IFRS Campus Viamão.

Palestra do presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN) , Engenheiro Leonardo Melgarejo.

Apresentação do Coral Infantil da Comunidade Indígena da Tekoá Jata’ity.

 

II Semana dos Direitos Humanos do IFRS Campus Viamão (Agosto)

O Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) promoveu, de 21 a 28 de agosto, atividades especiais durante a Semana dos Direitos Humanos. Foram realizadas: Mostra fotográfica do “Projeto Fotografando o Dia a Dia” desenvolvido com alunos do IFRS Campus Viamão; Ciclos de Cinema e Debates; Palestra e debate sobre Igualdade de Gênero; Sarau cultural com a participação do cacique da Reserva Guarani do Cantagalo, VheráGuyrá; e um encontro do Projeto #LeiaMulheres, com a leitura da obra “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus.

 

Mutirão de Plantio na Tekoá Jata’ity (Terra Indígena do Cantagalo) promovido pelos Projetos de Extensão do IFRS Campus Viamão, Trilha Mbyá Jeguatá e Eco Viamão (Setembro)

 

Consciência Negra (Novembro)

Ciclo de Cinema com a apresentação dos filmes Mordo da Casa Branca e Cara Gente Branca.

Palestra com a professora da Universidade Federal do Pampa, doutora em comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos com ênfase na educomunicação, nos usos das mídias e das TDICs na educação e suas interfaces com os estudos afro-brasileiros e Direitos Humanos, Sátira Machado.

Apresentação da Associação Alvo Cultural cuja a missão é promover a transformação social , ligando a pessoas através da arte e da cultura, com ênfase no enfrentamento a morte de jovens negros.

Apresentação do Coram Infantil Mbyá Guarani da Tekoá Jata’ity.

 

Atividades relacionadas às ações de afirmação do direito da Pessoas com Deficiência (Dezembro)

Palestra com as servidoras do IFRS Campus Viamão, a auxiliar de biblioteca Carmen Meinerz Marques, licenciada em geografia, portadora da deficiência de perda de audição bilateral neuro-sensorial e a professora Josiane Roberta Krebes, Me. em Gestão educacional, pesquisadora do tema “protagonismo da gestão na acessibilidade e inclusão de estudantes surdos nos Institutos Federais”.

Roda de conversa sobre o tema acessibilidade.

 

Iniciativas Pela Igualdade de Gênero

Projeto Mulheres Mil 2017

O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) publicou, no dia 14 de agosto de 2017, o edital de abertura de inscrições para os cursos gratuitos do projeto de Formaçao Inicial Mulheres Mil 2017. Os cursos, voltados para a qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade, tiveram duração de um semestre, com carga horária total de 160 horas.

Palestra: Do(s) feminismo(s) aos estudos de gênero: uma introdução

Projeto #LeiaMulheres

Clube de leitura focado em textos literários de autoria feminina.

Ciclos de cinema, cultura e educação para a diversidade

Espaço de interação cultural entre estudantes do Campus e comunidade externa, com intuito de discutir a necessidade de construção de uma sociedade que respeite as diversidades e que seja ambientalmente e socialmente mais justa. Os quatro ciclos de cinema foram: Cinema contra o machismo de 7 à 9 de março; Cinema e educação ambiental de 5 à 9 de junho; Cinema e direitos humanos de 22 à 24 de agosto; e Cinema e consciência negra de 20 à 23 de novembro.

 

Estratégias de conhecimento do contexto escolar referente a gênero e sexualidade: Compreendendo o “diferente”.

Espaço reflexivo e de formação, que busca criar estratégias para o conhecimento do contexto escolar referente aos comportamentos sexuais e de gênero, além do desenvolvimento de práticas de ensino e políticas com vistas a promoção do direito a diferença, a equidade e a igualdade, trazendo qualidade aos serviços educacionais prestados à comunidade local e regional atendidas pelo Campus Viamão do IFRS.

Palestra: Saúde da mulher

Saúde da mulher foi o tema da palestra ministrada pela enfermeira Lorraine Farias, no dia 9 de outubro, no Campus Viamão (IFRS). A atividade contou com a participação de alunos e servidores e foi promovida pelo Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf).

Semana dos Direitos Humanos

O Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) promoveu, de 21 a 28 de agosto, atividades especiais durante a Semana dos Direitos Humanos. Foram realizadas: Mostra fotográfica; Ciclos de Cinema e Debates; Palestra e debate sobre Igualdade de Gênero; Sarau cultural com a participação do cacique da Reserva Guarani do Cantagalo, VheráGuyrá; e um encontro do Projeto #LeiaMulheres, com a leitura da obra “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus.

Projeto Rodas de Conversa

Fim do conteúdo