Início do conteúdo

Sobre a Incubadora


A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários e Sustentáveis de Viamão e entorno (ITESS) é um ambiente de empreendedorismo sediado no Campus Viamão (IFRS). Trata-se de um programa institucional que tem por objetivo estimular a criação e dar suporte ao desenvolvimento de empreendimentos inovadores de base tecnológica com princípios de economia solidária e sustentabilidade.

 

O que é uma Incubadora

Destina-se a apoiar empreendedores propiciando-lhes ambiente e condições apropriadas para funcionamento de seus empreendimentos (serviços especializados, orientação, espaço físico e infraestrutura técnica, administrativa e operacional).

  • Incubadoras Tecnológicas;
  • Incubadoras Sociais;
  • Incubadoras Tecno-sociais.

 

Como funciona uma Incubadora

Etapas

  • Pré-incubação: planejamento do empreendimento e validação de um modelo de negócio para verificar sua sustentabilidade. Esta etapa prevê a validação do modelo de empreendimento proposto através de atividades
    de experimentação, prototipação, ensaios de produção e comercialização. De acordo com o modelo de negócio muitas técnicas podem ser utilizadas, no contexto da produção de produtos, processos e serviços economicamente viáveis, sustentáveis e solidários.
  • Incubação: prevê a entrada na incubadora de empreendimentos com seu modelo de negócio validado. Durante o ciclo de incubação serão prestadas assessorias e consultorias aos empreendimentos, nas áreas de: gestão
    administrativa, gestão financeira, gestão de marketing, gestão comercial, gestão ambiental, políticas públicas, viabilidade associativa, formação cidadã e gestão tecnológica.
Fim do conteúdo