Início do conteúdo

Ações Culturais


I Campeonato de bisca: revitalizando a cultura do Talian

Em parceria setor de biblioteca, professores e técnico-administrativos, este projeto consistiu na realização de um campeonato de bisca, tendo como objetivo promover a integração da comunidade acadêmica e o fomento da revitalização da cultura regional e da língua talian. Além disso, buscou-se estimular o raciocínio lógico, a observação, a memorização e a comunicação, com uma competição saudável, de cooperação entre os pares e cumprimento de regras.

Realização: outubro de 2017.

Equipe organizadora: Alcione Moraes Jacques, Leandro Käfer Rosa, Rafael de Paula, Sandra Beatriz Rathke.

 

 

Semana da Biblioteca: arte, cultura e literatura

Em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto nº 84.631, de 09/04/1980, a Biblioteca do Campus Veranópolis promoveu uma semana de arte, cultura e literatura, de 23 a 29 de outubro de 2017, aproximando a comunidade interna e externa com o espaço da biblioteca. Para exaltar essa data, foi realizado uma exposição com fotografias, objetos e roupas típicas dos primeiros imigrantes poloneses que habitaram o município, materiais emprestados pela Casa da Cultura Frei Rovílio Costa de Veranópolis e pelo Grupo de Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa no Brasil (Braspol). Durante a exposição representantes da Braspol estiveram presentes para relatar aos alunos um pouco da trajetória dos imigrantes no município. Também foi realizado um momento cultural integrado ao Dia “C” da Ciência, com apresentação musical do artista Juliano Cendron e uma palestra sobre o papel do IFRS no desenvolvimento regional, ministrada pela Pró-reitora adjunta de Desenvolvimento Institucional, Shana Flores. No decorrer da semana de comemoração ocorreu a campanha de doação de livros, com arrecadação de mais de 200 livros.

Equipe organizadora: Francieli Fuchina e Sandra Beatriz Rathke.

 

 

Exposição temática de Dia dos Namorados

Exposição temática de obras sobre o amor realizada no mês de junho em comemoração ao Dia dos Namorados. Equipe organizadora: Francieli Fuchina e Sandra Beatriz Rathke.

 

Fim do conteúdo