IFRS recebe encontro do Conselho Municipal de Defesa Civil

Ocorreu ontem, dia 14/03, no auditório do IFRS, encontro do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil. Na ocasião iniciou-se o curso de Capacitação Básica em Proteção e Defesa Civil, promovido em uma parceria entre a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Vacaria (PDC Vacaria), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Vacaria e o Conselho Regional de Biologia (CRBio) da 3ª Região.

O palestrante do primeiro encontro foi o conselheiro Davi Ferri de Carvalho Dias, Chefe de Gabinete do Campus. Ele tratou do tema “Histórico e Conceitos da Defesa Civil – Brasil”, destacando, entre diversos pontos, o caráter preventivo do trabalho que deve ser desenvolvido pela entidade. Segundo ele, o papel do IFRS é “contribuir com o que a instituição faz de melhor: capacitar”. Davi acrescenta ainda que o Instituto busca participar ativamente da comunidade, tendo representantes atuando em diversos conselhos.

Segundo a Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sirlei Castagna, o IFRS, a CRBio e a 23ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) foram os responsáveis por alavancar a formação. O objetivo principal do encontro é capacitar os conselheiros para estruturar os conselhos.

Representatividade

A atividade contou com a participação de diversas entidades, incluindo participantes de outros municípios. Além das entidades já citadas anteriormente, estiveram presentes representantes: dos setores de Proteção e Defesa Civil (PDC) das cidades de Feliz e Vale Real; dos Agentes Voluntários de Defesa Civil de Vacaria (ADVC); da Polícia Rodoviária Federal (PRF); do Corpo de Bombeiros de Vacaria; das Secretarias Municipais de Planejamento e Gestão e Finanças; da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) de Vacaria; da Universidade de Caxias do Sul (UCS); da Câmara de Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços de Vacaria (CIC); além da União das Associações de Moradores de Vacaria (UAMVA).

Os demais encontros também ocorrerão no Campus. As próximas datas e temas da capacitação (os quais iniciam sempre a partir das 14h) serão, respectivamente:
* 28/03 – Ciclo de Gestão e Proteção da Defesa Civil;
* 11 e 25/04 – Estudo dos Desastres – Conceitos e Classificação;
* 09 e 23/05 – Implantação e Operacionalização de um Órgão Municipal de Proteção e Defesa Civil;
* 06/06 – Seminário;

O papel da Proteção e Defesa Civil

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), criada em 2002, tem como uma de suas principais finalidades coordenar, em nível municipal, todas as ações de Defesa Civil, nos períodos de normalidade e anormalidade, o que abrange: ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas. Além disso, tem como papel evitar ou minimizar os desastres, preservando o moral da população, restabelecendo a normalidade social, garantindo o direito natural à vida e a incolumidade pública.

* Endereço: Marco Aurélio, 415 – Petrópolis
*Telefone: 3231-6414