Início do conteúdo

IFRS – campus Vacaria entrega 6.872 máscaras para a Secretaria de Desenvolvimento Social


No dia 25/06/2020, representantes do projeto FabLab, do IFRS – campus Vacaria, estiveram na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do município para entregar 859 kits contendo oito máscaras para a prevenção ao coronavírus, um elástico e um manual de instruções para uso correto do produto, totalizando 6872 máscaras disponibilizadas gratuitamente para a comunidade.

A ação foi possível através da colaboração entre instituições da cidade. O campus recebeu no final de maio cortadora a laser, através da qual foi possível a confecção o material. Os recursos da compra desse equipamento são provenientes da Vara Criminal de Justiça, por indicação do Ministério Público (MP) de Vacaria.

 

FabLab: um projeto para a comunidade

 

A partir da mobilização do Comitê de Acompanhamento e Prevenção a Covid-19 foi elaborado o projeto FabLab para auxiliar no combate à pandemia. O planejamento constitui-se em uma etapa indispensável, tanto para a comprovação da necessidade de investimento público quanto para a prestação de contas à sociedade. Além da cortadora a laser, faz-se necessário adquirir impressora 3D e máquina de costura para produzir outros tipos de materiais de prevenção.

A ideia tem sido bem recebida pelas instituições de saúde e o poder público. Há perspectiva de continuidade do projeto, tanto em termos de ensino e pesquisa, para o próprio campus, quanto de extensão (como são chamadas as ações que tem por foco principal a comunidade externa).

 

Campus precisa de doações de materiais

 

Devido à quantidade limitada de matéria-prima, os servidores precisam de materiais para prosseguir com o trabalho. Para isso o campus precisa de doações de tecidos, TNT e elásticos (colaborações financeiras de entidades e pessoas físicas não são permitidas ao FabLab, somente à Fundação Empresa Escola de Engenharia da UFRGS – FEEng). Os interessados em colaborar devem entrar em contato com o Comitê, através do e-mail: comitecovid@vacaria.ifrs.edu.br.

 

 

Os professores Adair Adams e Ricardo Santos entregam as máscaras para Rodrigo Borges, chefe de setor na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

 

 

O IFRS – campus Vacaria agradece, em nome da juíza Greice Grazziotin e do promotor Luis Augusto Gonçalves Costa, à Vara Criminal de Justiça de Vacaria e ao Ministério Público, respectivamente pela indicação e liberação dos recursos para o projeto.

Fim do conteúdo