Comunicado sobre o impacto dos bloqueios orçamentários para o Campus Vacaria

Em reunião realizada na tarde de ontem, 09/05, o Diretor-geral do Campus Vacaria, Gilberto Putti, e a Diretora de Administração, Gisele Boechel, explicaram aos servidores e estudantes quais os impactos para o Campus do bloqueio de verbas por parte do MEC.

Gilberto Putti ressaltou que as aulas na instituição vão ser mantidas, apesar das dificuldades. Do total de verbas destinadas ao Campus utilizadas para pagamento de despesas de custeio, aproximadamente 39% está bloqueada. Em decorrência disso, na situação atual, não há dinheiro suficiente para pagamento das despesas básicas (água, luz, telefone, segurança, limpeza, etc) da Instituição até o final do ano. As bolsas de ensino, pesquisa e extensão continuam mantidas, mas estão sob risco. Eventos, diárias, capacitações, compras, recursos para projetos e viagens técnicas estão suspensos.

Estudantes e servidores decidiram por aderir à paralisação em manifestação ao impacto do bloqueio de verbas, a qual ocorrerá no próximo dia 15 em todo o país.

As despesas do Campus seguem sendo racionadas até alteração do quadro atual de bloqueio, o que se espera por parte do MEC, a fim de possibilitar o funcionamento normal do Campus Vacaria e demais instituições federais de ensino no Brasil.

O Instituto Federal de Vacaria atende 604 alunos regulares, possui um quadro atual de 82 trabalhadores, sendo 74 servidores em atividade além de 08 funcionários terceirizados, movimentando a economia da região e contribuindo para a formação dos cidadãos vacarianos.

O bloqueio do orçamento da Instituição prejudica os estudantes e servidores, que têm a qualidade da infraestrutura e das atividades didáticas diminuída e causa impacto econômico e social ao município de Vacaria, através da possível demissão de terceirizados e não pagamento de fornecedores.

O momento requer valorização da educação no Brasil e todo apoio possível para continuidade e expansão das atividades do Instituto Federal Campus Vacaria e demais instituições de ensino federais do país.

Reunião realizada no dia 09 de maio no Campus