Início do conteúdo

Pesquisadores


Adriano Michel

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (2000), mestrado em Agronomia – Área de concentração: Produção Vegetal pela Universidade de Passo Fundo (2003) e doutorado em Ciências (Fitotecnia) pela ESALQ-USP (2014). É prof. de ensino básico, técnico e tecnológico – IFRS – Campus Sertão. Tem experiência na área de genética vegetal, com ênfase em Cultura de Tecidos Vegetais, atuando principalmente nos seguintes temas: haplodiploidização e micropropagação.(Ver+)

 


Ana Sara Castamann

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. (Ver+)


Anderson Luis Nunes

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2004), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Plantas Daninhas (Matologia), atuando principalmente nos seguintes temas: biologia e manejo de plantas daninhas, modo de ação e comportamento de herbicidas, e biologia molecular aplicada à ciência das plantas daninhas. (Ver+)

 


Clever Variani

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e mestrado no Programa de Pós Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Plantas de Lavoura (2011). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura de Precisão, manejo, tratos culturais e produção de grãos de Plantas de Lavoura. Atualmente, é professor do quadro efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal do Rio Grande do Sul campus Sertão, atuando nos Cursos de Agronomia, Tecnólogo em Agronegócio, Licenciatura em Ciências Agrícolas e Técnico em Agropecuária. (Ver+)


Clóvis Dalri Marcolin

Possui graduação em Faculdade de Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1996), mestrado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (2006) e doutorado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (2009). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Física do Solo, Conservação do Solo e Água, Fertilidade do Solo e Adubação, Microbiologia e Bioquímica do Solo, Química do Solo, Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos. (Ver+)

 


David Peres da Rosa

Graduação em Engenharia Agrícola (2005), e licenciatura plena na área pelo IFRS – Campus Sertão (2011); Mestrado e Doutorado em Engenharia Agrícola, área de concentração Máquinas Agrícolas, pela Universidade Federal de Santa Maria (2007 a 2009). Atualmente é professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Sertão, responsável pelo Núcleo de Estudos em Solos e Máquinas Agrícolas (NESMA-http://nesma.sertao.ifrs.edu.br/ ) e pesquisador da área de manejo do solo. Atua principalmente nos seguintes temas: projeto de máquinas, gerenciamento de máquinas, compactação, tráfego, demanda de energia, física do solo, mecânica do solo. (Ver+)


Fernando Machado dos Santos

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – 2005 – mestrado em Agronomia pela UFSM (2006) e doutorado em ciências, área de concentração fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP) (2013). Trabalhou como representante técnico de vendas na Ricetec Sementes Ltda (2006 a 2009). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Plantas Daninhas (Matologia), atuando principalmente nos seguintes temas: resistência de plantas daninhas aos herbicidas e manejo de plantas de lavoura. (Ver+)


Heitor Jose Cervo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e também em Formação de Professores de Disciplinas Especializadas do Ensino de II Grau pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), Doutorado em Ciências da Educação – Universidad del Norte (2007) e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). É professor Titular Ensino Básico Técnico Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, Zootecnia e Educação, com ênfase em Reprodução Animal, Clínica de Ruminantes e Gestão e Liderança da Educação. Atualmente é integrante do Grupo NESPRO (Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva). (Ver+)


Jorge Nunes Portela

Formado no Curso Técnico em Agropecuário em 1991 pela Escola Agrotécnica Federal de Sertão, graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (1992), mestre em Zootecnia pela UFSM (1999) e doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (2010). Atualmente sou professor de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão na área de Zootecnia. (Ver+)


Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo – UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.(Ver+)


Juliana Rogalski  

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1999), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Sistemática de epífitas vasculares, Ecologia de comunidades, Conservação de espécies ameaçadas de extinção, Demografia, Biologia reprodutiva, Genética de populações e Restauração. (Ver+)

 


Lis Ângela De Bortoli 

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo e mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de requisitos, educação em engenharia de software, desenvolvimento de software, aquisição de conhecimento e métodos ágeis. (Ver+)

 


Marcio Luis Vieira

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1995), Licenciatura Plena em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão (2016), Especialização em Administração pela Universidade do Contestado (1997), Mestrado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (2006) e Doutorado em Agronomia (2010) pela mesma Instituição. Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Campus Sertão-RS. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Física do Solo e Manejo de Água, atuando principalmente nos seguintes temas: edafologia, manejo e conservação da água e do solo, uso de água na agricultura e educação em solos. (Ver+)


Márcia Aparecida Smaniotto

É formada em Agronomia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e Mestre em Agronomia com área de conhecimento em Produção Vegetal pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Em 2013 concluiu o doutorado em Fitossanidade, com área de conhecimento em Entomologia, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem experiência na área de Entomologia Agrícola e Entomologia Florestal, atuando principalmente na criação/biologia de insetos em laboratório, controle biológico, manejo integrado de pragas e estudo de atividades alimentares de insetos sugadores de seiva – Electrical Penetration Graphic (EPG). Atualmente é professora no Instituto Federal de

Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão. (Ver+) 


Noryam Bervian Bispo

Engenheira Agrônoma (UPF), Mestre e Doutora em Fitotecnia (UFRGS), com ênfase em Melhoramento Genético e Biotecnologia Vegetal. Atualmente é Professora e Pesquisadora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão. Membro da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, da Associação Brasileira de Milho e Sorgo e da Comissão Sul-brasileira de Pesquisa de Milho e Sorgo. Atua principalmente nos seguintes temas: Melhoramento de Plantas, Biologia Molecular, Recursos Genéticos Vegetais e Fisiologia Vegetal.(Ver+) 


Odivan Zanella

 

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó-2006), mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor DE no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão, nos cursos de Tecnologia em Alimentos e Agronomia. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações Unitárias e Fenômenos de Transporte.(Ver+)

 

 


Raquel Breitenbach

Possui Bacharelado em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2005), Licenciatura em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) na linha de pesquisa em Dinâmicas Econômicas e Organizacionais na Agricultura pelo Programa de Pós Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Economia Agroindustrial (NEPEA) e do Grupo de Estudos Referentes ao Agronegócio (GERAR).Tem experiência na área de desenvolvimento, administração rural e agroindustrial, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão rural e agroindustrial, desenvolvimento rural, cadeia produtiva do leite, custos de transação e estruturas de governança. Atualmente é professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul na área de Gestão Rural, Agronegócio, Políticas Agrícolas, Gestão do Agronegócio. (Ver+) 

 


Rosangela Poletto Cattani

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo, RS. Mestrado pela Michigan State University, Michigan, e Ph.D. pela Purdue University, Indiana, EUA, na área de Comportamento e Bem-Estar Animal. Pós-Doutorado com a Unidade de Pesquisa em Comportamento de Animais de Produção do Departamento da Agricultura dos EUA (ARS-USDA-LBRU). Pós-Doutorado com o LETA – UFSC em etologia animal aplicada. Atualmente, Coordenadora-Geral do Departamento de Extensão e Docente do Curso em Zootecnia no IFRS, Campus Sertão. Membro da CEUA – IFRS. Membro do Comitê Científico do Programa Certified Humane – EUA. Interesse em pesquisa e extensão nas áreas de etologia aplicada e bem-estar de animais de produção. (Ver+)

 


Rosilene Rodrigues Kaizer Perin

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Ciências Biológicas – licenciatura no Instituto Federal Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Sertão. Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFFS – Campus Erechim. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo, Estresse Oxidativo e Toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas:

toxicidade de metais, agentes químicos, metabolismo de dietas.(Ver+)


 

Tais Letícia Bernardi

Possui graduação em Bacharelado em Química de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestrado em Microbiologia Agrícola na Universidade Federal de Lavras (2007) e doutorado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e em Microbiologia. Atualmente é professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão/RS.(Ver+)

 

 

 

Fim do conteúdo