Início do conteúdo

Servidores promovem campanha de doação de sangue para Hemorgs


Em mais uma ação de solidariedade realizada por meio do Comitê de Crise para Acompanhamento e Prevenção da Covid-19, o Campus Rolante do IFRS vem organizando desde maio uma campanha de doação de sangue para o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com a servidora Adriana de Oliveira, técnica administrativa do campus, o objetivo da campanha foi auxiliar o banco de sangue do estado em meio à pandemia. “Tive a ideia principalmente por ser doadora de medula desde início de janeiro e, observando as propagandas dos bancos de sangue convocando doadores, resolvi organizar essa campanha com os servidores. Os estoques estão escassos nesse período”, explica.

Adriana organizou um grupo e no dia 07 de maio foram a Porto Alegre fazer a doação de sangue. A rede de hemocentros em funcionamento no estado está localizada nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Alegrete, Cruz Alta, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas e Santa Rosa, além dos postos de coleta no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e o Hospital Nossa Senhora da Conceição, também na Capital.

Foram doadores nessa data, os servidores Ilisandro Pesente, Aline Terra Silveira e Marco Antoni. Uma planilha foi montada no Google Drive e compartilhada com todos os servidores do Campus Rolante, para fazer um levantamento de quem poderia participar da ação solidária. “A ideia dessa ação surgiu juntamente com outras ações que estamos realizando por meio do Comitê de Crise para Acompanhamento e Prevenção da Covid-19 do Campus Rolante”, afirma Adriana.

A servidora planeja dar continuidade à campanha de doação de sangue, com a possibilidade de organizar a vinda de uma unidade móvel do Hemocentro de Porto Alegre ao Campus Rolante do IFRS. “Em conversa com eles, vimos essa necessidade. Assim, poderiamos abranger um maior número de doadores. Este mês, vou fazer novo levantamento dos servidores interessados para novamente irmos a Porto Alegre fazer a doação”, conta Adriana.

A vinda da unidade móvel, de acordo com a servidora, possibilitaria abrir a campanha para a comunidade local. “Minha ideia é fazer uma campanha mais ampla, claro que com todas as medidas de segurança em virtude da Covid-19. Segundo o Hemorgs, durante o período da pandemia eles não estão levando a unidade móvel à outras cidades mas logo que isso passar poderemos fazer uma parceria do Campus Rolante com o banco de sangue para levar essa ação adiante”, afirma Adriana.

Importância da doação de sangue

A doação é a retirada de aproximadamente 450 mL de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem estar do doador.

Para ser doador é preciso: estar em boas condições de saúde; apresentar documento oficial de identidade com foto; ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal; pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas; o limite de idade para a primeira doação é de 60 anos; não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa; ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Atuação do IFRS

As atividades presenciais estão suspensas no IFRS desde o dia 16 de março de 2020, e a instituição vem periodicamente avaliando o cenário de disseminação do novo coronavírus, o que tem motivado a prorrogação da vigência dessa medida. Como a maioria das instituições em todo o mundo, o IFRS precisou fazer adaptações nos planejamentos e na rotina institucional frente à pandemia da Covid-19, e tem considerado a segurança e a saúde integral de servidores e estudantes como princípio primordial.

Fim do conteúdo